A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Área do Cliente
Notícia
Você realmente precisa de uma reunião?
Muitos e-mails e telefonemas? Pasmem, mas esses não são os principais motivos responsáveis pela perda de tempo no trabalho. O agendamento excessivo de reuniões improdutivas está no top 5 das razões que acarretam a ineficiência da gestão do tempo de executivos.
Muitos e-mails e telefonemas? Pasmem, mas esses não são os principais motivos responsáveis pela perda de tempo no trabalho. O agendamento excessivo de reuniões improdutivas está no top 5 das razões que acarretam a ineficiência da gestão do tempo de executivos.
Segundo Elizabeth Grace Saunders em artigo escrito para a Harverd Business Review, o simples ato de agendar uma reunião quando algum assunto é levado em pauta não resolve muita coisa. Uma solução simples apresentada por Saunders para decidir sobre a participação nessas situações é seguir uma “árvore de decisões” com respostas simples (sim ou não) em questões fundamentalmente básicas antes de qualquer encontro de negócios.
Nessa árvore, algumas perguntas devem ser respondidas de forma incompleta, ou seja, a falta de alguma informação relevante para o andamento do processo e sua complexidade devem sinalizar a necessidade de uma reunião. Um exemplo é a resposta para a pergunta “Eu tenho conhecimento total da situação?” for negativa. Neste caso, sim, é importante agendar uma reunião com as pessoas certas para alinhar o projeto, responsabilidades e prazos. No mais, dificilmente a reunião será realmente necessária.
Se o projeto precisar apenas de uma informação externa ou cobrança de determinada variável, eventualmente uma conversa rápida com as pessoas-chave ou o envio de um e-mail direto ao ponto com a dúvida que esta atravancando o plano já será suficiente. A definição clara e realista de prazos para as atividades também pode auxiliar nesta tomada de decisão.
Ser honesto é a chave
Saiba dizer não (e justificar a sua decisão) quando uma agenda excessiva de reuniões for sugerida, afinal, você também precisa de tempo pra executar outras tarefas de forma produtiva. Mas também não é para sair recusando invites, ok? Mas antes de aceitar vale conferir os passos anteriores e verificar se a reunião é realmente a melhor saída. E se não for, que tal compartilhar esse artigo? Bons negócios!
Notícias Técnicas
Calendário começou em 15 de agosto e o prazo final é 28 de novembro às 19h (de Brasília). Confira editais, com descontos de até 65% e parcelamento até 60 meses
Manual revisado simplifica procedimentos no Sistema Mediador e valoriza exemplos de cláusulas inovadoras já pactuadas
Crescimento em seguidores e visibilidade não garante contratos sem processos de vendas bem definidos e foco em resultados
Reconhecimento representa um marco importante para o Brasil na implementação das regras internacionais do Pilar Dois (tributação mínima global de grandes grupos multinacionais)
Notícias Empresariais
Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos
Descubra séries que ensinam planejamento financeiro, consumo consciente e hábitos saudáveis para cuidar do seu dinheiro
O dólar é referência monetária nas transações internacionais
Automatização e integração serão fundamentais para o sucesso fiscal
Pesquisa mostra ainda que 76% dos decisores acreditam que, no futuro, todas as áreas passarão pelo cloud
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional