A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Área do Cliente
Notícia
4 áreas de internet das coisas para empreendedores ficarem de olho
Alexandre Villela, diretor-geral da Qualcomm Ventures, apontou tendências do setor durante o Congresso Anjos do Brasil
Para quem não conhece, a expressão internet das coisas(IoT) pode parecer coisa de outro mundo. Mas ela está presente em temas que ouvimos falar cada vez mais: a conexão de dispositivos que podem executar tarefas no nosso lugar. A Alexa, assistente virtual da Amazon, está entre os exemplos mais conhecidos dessa tecnologia.
Embora o Brasil ainda esteja atrás de países como os EUA no uso da internet das coisas, ela está mais presente e será mais procurada daqui para frente.
Por isso, a área pode ser fonte de oportunidades de negócios para os empreendedores. É o que aponta Alexandre Villela, diretor-geral da Qualcomm Ventures. Ele palestrou durante o Congresso de Investimento Anjo 2019 (CIA 2019), realizado nesta quarta-feira (26/6) pela Anjos do Brasil.
Durante a apresentação, Villela apontou tendências, oportunidades e desafios desse setor. Como investidor, ele também citou áreas com grande potencial de atrair recursos.
"Esse mercado movimenta mais de US$ 3 bilhões por ano em todo o mundo. Há um grande apetite de investidores", diz. Segundo ele, a união entre inteligência artificial e IoT é uma das tendências mais exploradas entre as gigantes da área.
Em sua visão, há quatro áreas com especial potencial no Brasil:
Residencial. Necessidades relacionadas à segurança e ao conforto trazem necessidade e busca por recursos como alarmes, porteiros e sistemas de câmeras inteligentes.
Industrial. Com um baixo nível de automação e a busca por competitividade das indústrias, a área tem espaço para crescer. Robôs e sistemas automatizados são alguns dos recursos envolvidos.
Agricultura inteligente. O potencial brasileiro na agricultura e pecuária traz oportunidades em áreas como a gestão de gado e colheita; gestão de ativos, como maquinários; controle de pesticidas e automação de veículos agrícolas.
Cidades inteligentes. Buscando eficiência operacional e redução de custos, clientes devem buscar cada vez mais recursos como reconhecimento visual de placas, controle de acesso a condomínios e estacionamentos inteligentes.
Desafios
Apesar dos potenciais, quem aposta na área de internet das coisas deve desviar de alguns desafios e erros comuns. Desenvolver soluções excessivamente customizadas, sendo Villela, é um desses exemplos.
"Quando a solução é muito específica, é preciso começar quase do zero para replicá-la em outro cliente", diz ele. O problema gera altos cursos de aquisição de clientes e dificulta a escalabilidade do negócio.
Desenvolver soluções que demandam altos investimentos em hardware ou instalações complexas também é um empecilho. "São produtos interessantes, mas extremamente nichados", aponta o executivo. "No contexto residencial, o próprio usuário tem que ter a capacidade de instalar os produtos que comprar".
Notícias Técnicas
Calendário começou em 15 de agosto e o prazo final é 28 de novembro às 19h (de Brasília). Confira editais, com descontos de até 65% e parcelamento até 60 meses
Manual revisado simplifica procedimentos no Sistema Mediador e valoriza exemplos de cláusulas inovadoras já pactuadas
Crescimento em seguidores e visibilidade não garante contratos sem processos de vendas bem definidos e foco em resultados
Reconhecimento representa um marco importante para o Brasil na implementação das regras internacionais do Pilar Dois (tributação mínima global de grandes grupos multinacionais)
Notícias Empresariais
Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos
Descubra séries que ensinam planejamento financeiro, consumo consciente e hábitos saudáveis para cuidar do seu dinheiro
O dólar é referência monetária nas transações internacionais
Automatização e integração serão fundamentais para o sucesso fiscal
Pesquisa mostra ainda que 76% dos decisores acreditam que, no futuro, todas as áreas passarão pelo cloud
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional