IBS e CBS passam a incidir sobre locações e vendas de imóveis, com impacto crescente para pessoas físicas a partir do próximo ano
Área do Cliente
Notícia
Dinheiro ou propósito: o que retém jovens talentos nas empresas?
Torne seu negócio atrativo para as novas gerações com as dicas de Flavio Valiati, fundador do Vamos Subir e palestrante do We Are Omie
Propostas de estabilidade no emprego e salário compatível com o mercado já não são suficientes para atrair jovens talentos. Eles querem variedade de experiências, oportunidades de desenvolvimento e crescimento rápido na carreira. “Saber gerenciar as expectativas da nova geração é fundamental para retê-la e aproveitar todo o seu potencial de realização nas empresas”, afirma Flavio Valiati, fundador do Vamos Subir (projeto de aceleração profissional de jovens) e executivo de vendas da Zendesk (desenvolvedora de software de customer experience). Ele subirá ao palco do We Are Omie – evento organizado pela fintech Omie no dia 8 de agosto em São Paulo – para participar da trilha ‘Marketing e vendas de resultados’.
Com novos valores e mais sensível a causas sociais, a geração que agora chega ao mercado se destaca pelo imediatismo, busca de propósito e satisfação no trabalho e senso de pertencimento. “Para mantê-los, o empreendedor precisa dar espaço para que cresçam, sem podar seu potencial e capacidade de execução”, afirma Valiati. Segundo ele, experiências que vão ao encontro de seus objetivos e valores podem se tornar mais relevantes até mesmo que a ascensão na hierarquia.
A ansiedade dos jovens, no entanto, demanda especial atenção por parte do gestor. “Eles acham que já estão prontos para toda e qualquer situação. Mas, na prática, ainda precisam de líderes que os inspirem e guiem”, diz o fundador do Vamos Subir. Confira a seguir as dicas de Valiati para contratar jovens talentos:
- Valorize a convivência de gerações
Ajude os colaboradores mais antigos a compreender que a união de forças com a nova geração é o impulso que falta para a empresa inovar e crescer ainda mais. “Incentive-os a se envolver nesse propósito e se reinventar”, diz Valiati. Fomente também a cultura do intercâmbio de conhecimentos. “Independente da fase de vida e maturidade profissional, todos têm sua própria história, saberes e coisas importantes para aprender e ensinar.”
- Alicerce o crescimento
Garanta espaço para que os jovens construam novas soluções ao mesmo tempo em que passam por sessões de coach e mentoria. Pode ser com o dono do negócio, o gerente da área ou simplesmente um profissional mais experiente que os ajude a ser desenvolver.
- Defina um plano de carreira
Estabeleça metas e indicadores de resultados para gerenciar melhor as expectativas dos mais jovens em relação ao aprendizado e crescimento na empresa. “Os critérios não devem se resumir a números, mas considerar postura, maturidade, relacionamento com pares e superiores, desenvolvimento de novas competências e habilidades, entre outros”, diz o fundador do Vamos Subir. Quanto mais clareza nos parâmetros, mais rápido os profissionais da nova geração tendem a se desenvolver.
- Recompense os resultados
Atrele o atingimento de metas a um programa de reconhecimento, que não necessariamente tem que ser financeiro. “A recompensa pode vir em forma de autonomia para tomar decisões, mais responsabilidade – por exemplo, para liderar um time –, novas oportunidades de aprendizado ou ainda experiências que os aproximem de seus objetivos e valores”, afirma Valiati.
- Preze pela transparência
O que mais desmotiva os jovens nas empresas é a falta de oportunidade ou clareza. “Muitos saem porque acham que nunca serão promovidos”, diz Valiati. A causa, que contém uma boa dose de insegurança, revela também outra característica da nova geração. “Eles querem ter total controle sobre os passos que darão.”
Comportamento e atitude são diferenciais
Com o projeto Vamos Subir, fundado em 2015, Valiati já impactou mais de 100 mil jovens em início de carreira. O objetivo é capacitar a nova geração para acelerar sua entrada e ascensão no mercado de trabalho. “Nosso foco está no desenvolvimento de atitudes e comportamentos, que podem chegar a valer mais que conhecimento técnico”, diz o fundador.
Com o suporte de dez voluntários e mais de 100 empresas parceiras, a iniciativa oferece lives, webinars, seminários e workshops sobre competências específicas para as áreas de vendas, marketing, atendimento ao cliente e tecnologia. Entre os palestrantes, estão executivos de marcas como Google, Sales Force, McDonald’s, Zendesk, Oracle e Omie, entre outras. Para participar das ações presenciais, basta doar um quilo de alimento não perecível.
A programação mais esperada, no entanto, é a semana de imersão. Nela, os jovens estudam conceitos, processos e tecnologias para construir casos reais de solução de problemas e apresentam às empresas convidadas. É nessa ocasião também que muitos acabam sendo contratados. “Em fevereiro deste ano, em um evento feito na Omie, mais de 50% foram selecionados”, diz Valiati. Segundo ele, uma boa parte retorna ao projeto de forma voluntária para ajudar outros participantes.
Notícias Técnicas
Competência de agosto será paga em duas etapas: até um salário-mínimo e acima desse valor
O Ministério do Empreendedorismo realiza, nesta quarta-feira (27), às 15h, o lançamento do programa MEI Conta com a Gente, com a presença do ministro Márcio França
A PF e o MP estão focando em uma rede de indivíduos que, embora não sejam membros batizados da facção, são cruciais para sua sustentação: os profissionais que ajudam a lavar dinheiro
A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Notícias Empresariais
Crises são inevitáveis. Mas com esse treinamento mental, você pode reagir com mais clareza e coragem quando o momento chegar
Descubra como equilibrar esses conceitos para resultados sustentáveis
Como a governança de dados define o sucesso (ou o fracasso) das empresas na corrida da Inteligência Artificial Generativa.
Estimativa para o PIB é 2,18% este ano
Pesquisa aponta alta produtividade independente do local de trabalho, com destaque para o Brasil
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional