Novas regras a partir de 2026 mudam o tratamento tributário da incorporação de lucros ao capital social e exigem atenção de contadores e empresas
Área do Cliente
Notícia
Ei, você conhece a regra dos 50-15-35?
Educação financeira não faz parte do ensino da maioria das escolas nacionais e nem do currículo nacional Brasileiro, e com isso, muitas crianças crescem sem saber (assim como eu fui) valorizar o dinheiro, e acabam logo nos primeiros anos de vida adulta contraindo dividas.
Educação financeira não faz parte do ensino da maioria das escolas nacionais e nem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com isso, muitas crianças crescem sem saber (assim como eu fui) valorizar o dinheiro, e acabam logo nos primeiros anos de vida adulta contraindo dividas.
Para começar, é necessário criar metas para o orçamento mensal, sem esse principio dificilmente você conseguirá sair do vermelho ou ter uma vida mais tranquila no futuro.
Então chega de delongas e vamos ao que interessa, trazendo este tripé financeiro e como aplicar a regra dos 50-15-35.
1) Gastos essenciais devem utilizar 50% do orçamento.
Os gastos essenciais integra toda necessidade para se sustentar dentro do mês. Nesta categoria deve estar incluso: Aluguel, conta de luz, água, telefone, internet, passagem de ônibus, gasolina e supermercado. Todos estes custos, alguns fixos e outras variáveis, estão dentro da regra dos 50% do orçamento.
2) Prioridades financeiras devem utilizar 15% do orçamento.
Há duas viabilidades para suas prioridades financeiras:
a) Caso esteja endividado, sua prioridade será quitar estas despesas utilizando 15% do seu orçamento. Algumas situações,dependendo do tamanho da divida, serão necessárias à utilização da porcentagem dos 50% do primeiro tópico.
b) Entretanto, se você não pertence à classe endividada, sua prioridade consistirá em poupar 15% do seu orçamento mensal para investir em algum fundo rentável, ou investir em viagens nacionais ou internacionais.
3) Estilo de vida devem utilizar 35% do orçamento.
Logo depois que você colocar em ordem os gastos essenciais e as prioridades financeiras, você estará desprendido para utilizar seus 35% do orçamento mensal para seu próprio lazer e de sua família. Este estilo de vida pode ser gastos em academia, salão de beleza, bares, show, cinema, roupas, restaurantes e viagens rápidas, são exemplos que menciono aqui.
Quero ressaltar que os 35% do orçamento mensal para o estilo de vida deve ser utilizado depois que você ponderou dos seus gastos essenciais e suas prioridades financeiras. Sem isso, você estará impedido de se apropriar e desfrutar dos 35% do estilo de vida.
E ai, esta preparado para seguir esta regra?
Notícias Técnicas
Receita Federal intensifica fiscalização digital e usa cruzamento de dados fiscais, bancários e trabalhistas para detectar inconsistências em tempo real em 2026
Nova lei não fixa alíquotas nem regras operacionais, mas cria base legal para harmonização das legislações estaduais sobre o imposto
Com dados de referência de dezembro de 2025, mais de 5 milhões de empresas já podem consultar sua classificação no programa
O CARF decidiu, por unanimidade, afastar a incidência do IRPJ e da CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS recebidos no âmbito do programa Produzir
Notícias Empresariais
Empresas maduras agradecem o esforço pontual, mas não dependem dele para funcionar
Em um mercado onde as habilidades têm prazo de validade, quem aprende em movimento não apenas se adapta. Se antecipa
Sem publicidade, presença digital e eventos de RH, marcas perdem espaço, mercado e vendas logo no início do ano
Fornecedores precisam simplificar, integrar e flexibilizar para crescer
Saiba com treinar o cérebro para desenvolver foco, resiliência e decisão sob pressão
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional