Novas regras a partir de 2026 mudam o tratamento tributário da incorporação de lucros ao capital social e exigem atenção de contadores e empresas
Área do Cliente
Notícia
4 dicas para o lojista não errar na Black Friday
Consumidores aderiram de vez ao período de descontos: 80% dos brasileiros têm intenção de aproveitar as promoções para comprar. Sua loja está preparada?
A Black Friday cresce a cada ano e vem aumentando cada vez mais sua presença no Brasil. Para as varejistas, a data já se estabeleceu como um evento comercial de referência e os consumidores aguardam a sua chegada para aproveitar as melhores ofertas disponíveis.
Uma pesquisa feita pelo Tiendeo.com.br, plataforma de ofertas e catálogos geolocalizados, aponta que cerca de 34% dos brasileiros farão suas compras da Black Friday exclusivamente através do canal online, e que a mesma quantidade pretende alternar entre lojas online e físicas.
Além disso, sete em cada dez consumidores utilizarão ferramentas on-line para saber mais sobre as ofertas disponíveis da Black Friday antes de fazer suas compras.
Portanto, a forma como sua empresa vai se apresentar e agir nesta época do ano vai fazer diferença em relação a como os consumidores reconhecem sua marca, em especial aqueles que nunca compraram antes na sua loja.
Para aproveitar ao máximo essa oportunidade e captar novos clientes, listamos quatro pontos que devem ser levados em consideração na estruturação do planejamento estratégico:
ACERTE O PICO DE VENDAS
Embora seja interessante alongar o período de ofertas para quase todo o mês de novembro, é esperado um maior fluxo de consumidores entre os dias 23 e 24 de novembro.
Portanto, é muito importante mapear o pico de vendas das edições passadas para prever, especialmente, o primeiro e segundo horário com os maiores números de aquisições.
De acordo com Alessandro Gil, chief experience officer da VTEX, as duas primeiras semanas de novembro registram queda de 20% nas vendas, na comparação com a primeira quinzena de outubro. Ou seja, os consumidores deixem de consumir nesse período, justamente à espera das promoções.
Em 2017, por exemplo, no dia da Black Friday, houve três horários nos quais as vendas alcançaram seu ápice: da meia-noite à 01h, das 12h às 14h, e das 23h às 23h59. Estes três picos acumularam 40% do total de vendas convertidas no dia. De acordo com Gil, neste ano, às 20h do dia 23/11 deve dar início ao maior movimento de compras e pesquisas.
NÃO SE ESQUEÇA DOS ADIANTADOS
Como é comum algumas pessoas começarem a busca por promoções na internet algumas semanas antes da Black Friday, pode ser interessante começar a liberar alguns descontos antes da data, ou então, comunicar aos consumidores que a marca irá participar do evento, antecipando a margem de descontos que será oferecida ou até mesmo a categoria de produtos que será contemplada.
Nesse contexto, crie campanhas de marketing específicas para as semanas anteriores e coloque em prática ações de marketing para ampliar a visibilidade da sua marca. Utilize as redes sociais para que o público entre em contato com as ofertas da loja.
“Deixe-os saber sobre as ações que estão por vir na sua loja virtual”, diz Gil.
LIQUIDAR OU NÃO?
Um dos grandes desafios da Black Friday é o estoque e logística. Muitas empresas prometem o que não podem cumprir. Pense bem nos produtos que vai oferecer e se realmente vale a pena incluí-los na sua estratégia.
As margens no varejo já costumam ser apertadas, portanto para que os descontos compensem, o empresário precisa ter planejamento.
Eduardo Fleury, country manager do KAYAK, empresa de pesquisa on-line de viagens, levanta algumas reflexões: Vale a pena colocar em promoção um produto que já venderia normalmente? É inteligente dar 50% de desconto num item para o qual não há estoque suficiente? Quão importante é dar desconto num produto que venderia pelo preço normal?
Garantir uma boa experiência de compra, do primeiro acesso à entrega, é o básico neste momento. Se não houve planejamento, é melhor deixar para a próxima.
APOSTE NO MOBILE
Um estudo realizado pelo Facebook em parceria com a E-bit, evidenciou que 80% dos brasileiros têm intenção de fazer compras nesse período e que 59% dos consumidores irão comprar produtos para si mesmos, ao contrário de outras datas como Dia das Mães e Natal que a intenção é presentear.
Neste cenário, Gustavo Sávio Trilho, partner manager do Facebook, diz que com os clientes online quase que 24 horas por dia, é fundamental que a marca interaja com o consumidor constantemente.
“Os consumidores têm o poder nas mãos, pois o mobile guia as decisões de compras seja qual for o canal escolhido. A força das redes sociais é inegável”, diz.
No Brasil, 75% dos consumidores concordam que o Facebook, através do feed de notícias, traz inspirações para as compras de fim de ano. Antes de ir à loja, 54% das pessoas utilizam o smartphone para se informar sobre oferta de produtos e 43% concordam que utilizar o mobile é mais conveniente do que ir à loja.
Notícias Técnicas
Receita Federal intensifica fiscalização digital e usa cruzamento de dados fiscais, bancários e trabalhistas para detectar inconsistências em tempo real em 2026
Nova lei não fixa alíquotas nem regras operacionais, mas cria base legal para harmonização das legislações estaduais sobre o imposto
Com dados de referência de dezembro de 2025, mais de 5 milhões de empresas já podem consultar sua classificação no programa
O CARF decidiu, por unanimidade, afastar a incidência do IRPJ e da CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS recebidos no âmbito do programa Produzir
Notícias Empresariais
Empresas maduras agradecem o esforço pontual, mas não dependem dele para funcionar
Em um mercado onde as habilidades têm prazo de validade, quem aprende em movimento não apenas se adapta. Se antecipa
Sem publicidade, presença digital e eventos de RH, marcas perdem espaço, mercado e vendas logo no início do ano
Fornecedores precisam simplificar, integrar e flexibilizar para crescer
Saiba com treinar o cérebro para desenvolver foco, resiliência e decisão sob pressão
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional