Novas regras a partir de 2026 mudam o tratamento tributário da incorporação de lucros ao capital social e exigem atenção de contadores e empresas
Área do Cliente
Notícia
Paciência: uma aliada na carreira
Se tem um ícone que representaria bem a paciência é a imagem em que um anjo e um diabo estão nos ombros da pessoa, cada um sugerindo o que considera a melhor resposta para certas situações. A sabedoria está em saber equilibrar essas opções.
Se tem um ícone que representaria bem a paciência é a imagem em que um anjo e um diabo estão nos ombros da pessoa, cada um sugerindo o que considera a melhor resposta para certas situações. A sabedoria está em saber equilibrar essas opções.
Para o professor de MBA da FGV, Luciano Salamacha, a paciência é fundamental para o mercado corporativo. Representa a tolerância com os erros dos outros e o próprio, o autocontrole, a resiliência, a concentração, o foco, a educação e, principalmente, a humildade que é fundamental na vida e no trabalho.
Salamacha, que é consultor de empresas, lembra que não somos máquinas e que nossa disposição muda conforme o dia, ora mais pacientes, ora menos. Falta de dinheiro, de saúde, a política, a família tudo isso pode afetar esse termômetro que mede a paciência. E essa área, tão sensível para algumas pessoas, pode mudar simplesmente com uma fechada no trânsito logo pela manhã e se prolongar pelo dia inteiro.
Não há dúvidas que paciência é uma grande virtude, mas e em excesso?
Salamacha adverte que paciência demais também não é um fator positivo de um profissional. Não se pode confundir paciência com passividade. Salamacha diz que não se pode, em nome da paciência, perder o “tempo certo” da cobrança de um resultado, ou da entrega de um relatório, ou da falta de envolvimento num projeto. Pessoas extremamente pacientes são tão nocivas quanto as impacientes. Enquanto a primeira não faz as coisas acontecerem, a segunda atropela os fatos e pessoas. O ideal está no equilíbrio.
Como saber se nossa paciência está equalizada nas relações com os superiores na empresa? O professor Luciano Salamacha orienta que sempre é bom ter conhecimento sobre o que o chefe imediato pensa sobre nós. Uma conversa franca pode abrir horizontes para nossa carreira, mas Salamacha avisa “tenha paciência para ouvir críticas. “
O professor e gestor de carreiras dá 10 conselhos para manter a paciência:
* Quem pensa sempre em realizar as próprias vontades, não forma equipes porque é um egoísta. Coloque-se sempre no lugar do outro.
* Entenda e aceite que as pessoas têm conhecimentos e limitações diferentes do seu. Tenha humildade.
* Compreenda que o trabalho depende de uma equipe e que um time bom tem talentos diferentes. Aceite a diversidade.
* Coloque a educação em primeiro lugar. Ela pode frear a falta de paciência. Não devolva a grosseria do outro com a mesma atitude.
* Para pessoas extremantes inquietas, o ideal é buscar a prática de filosofias como yoga, akido, shiatsu ou meditação. Mire-se no exemplo dos orientais que são os pais da paciência.
* Realize trabalhos manuais que dependem de concentração e calma. É um ótimo exercício para a cultivar paciência.
* Dê limite a sua paciência. No caso do mercado corporativo isso pode se chamar de prazo. Mas lembre que a régua que você utiliza para medir seu comportamento não pode ser curta.
* Crie um gatilho mental quando perceber que está perdendo a mão em alguma situação. Recobre a paciência imediatamente usando qualquer um dos conselhos.
* Se perceber que a paciência foi embora. Respire fundo, saia do local, tome um chá ou uma água. Areje seu cérebro e sua alma. Alguns minutos podem ajudar a recobrá-la.
* Lembre-se sempre dos bons resultados que a sua paciência trouxe em outras ocasiões. Pense nas consequências se perdê-la e, se premie mentalmente quando conseguir controlá-la.
O professor ainda recomenda que ao traçar uma meta para o crescimento na carreira, tenha sempre em mente que a paciência é fundamental para chegar onde se deseja. Para Salamacha não há dúvidas: “as melhores decisões são tomadas com paciência."
Notícias Técnicas
Receita Federal intensifica fiscalização digital e usa cruzamento de dados fiscais, bancários e trabalhistas para detectar inconsistências em tempo real em 2026
Nova lei não fixa alíquotas nem regras operacionais, mas cria base legal para harmonização das legislações estaduais sobre o imposto
Com dados de referência de dezembro de 2025, mais de 5 milhões de empresas já podem consultar sua classificação no programa
O CARF decidiu, por unanimidade, afastar a incidência do IRPJ e da CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS recebidos no âmbito do programa Produzir
Notícias Empresariais
Empresas maduras agradecem o esforço pontual, mas não dependem dele para funcionar
Em um mercado onde as habilidades têm prazo de validade, quem aprende em movimento não apenas se adapta. Se antecipa
Sem publicidade, presença digital e eventos de RH, marcas perdem espaço, mercado e vendas logo no início do ano
Fornecedores precisam simplificar, integrar e flexibilizar para crescer
Saiba com treinar o cérebro para desenvolver foco, resiliência e decisão sob pressão
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional