O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
3 razões para silenciar no ambiente de trabalho
Em projetos corporativos onde trabalhamos com coaching de equipe, comunicação, liderança e outras relações interpessoais, nos deparamos insistentemente com um aspecto característico que como diz o ditado popular – “só muda de endereço”.
Em projetos corporativos onde trabalhamos com coaching de equipe, comunicação, liderança e outras relações interpessoais, nos deparamos insistentemente com um aspecto característico que como diz o ditado popular – “só muda de endereço”.
A ausência do silêncio.
Em nossas interações diárias, sejam elas no trabalho ou na nossa vida pessoal, dificilmente nos lembramos de silenciar. Ao ouvir nosso chefe, nosso cliente, nossos pares, estamos automaticamente formulando em nossa cabeça uma resposta, uma solução, uma alternativa…ou seja, estamos trazendo à tona nossos julgamentos – e prontos pra dar uma resposta, não dando chance para o silêncio. Nestas respostas rápidas, já estamos “prevendo” o que nosso colega vai dizer – e certo ou errado – a verdade é que mal conseguimos ouvir o resto do discurso.
No silêncio é possível criar. É possível refletir. É permitir espaço, entre o momento que seu cérebro recebe a informação até o momento da sua fala. É permitir que revisitemos nossos julgamentos, e olhemos para eles com outra perspectiva.
Pergunte-se, por que devo silenciar? Você vai encontrar muitas respostas, mas aqui estão algumas razões pra trazer esta prática pro seu dia-a-dia:
1) Estimular e praticar sua presença: estar presente significa estar com o outro na escuta ativa, se você está julgando ou preparando sua resposta, acredite…você não está presente!
2) Encontrar novas soluções: na resposta de bate-pronto, sem o silêncio, nossas soluções normalmente acessam os mesmos locais de informação no nosso cérebro – logo – se você praticar respirar, escutar ativamente e dar espaço pro silêncio, seu cérebro irá se comunicar com outras informações ali guardadas.
3) Melhorar a comunicação: SIM!!!! Ao silenciar, você dá espaço pro outro, você julga menos, está mais presente, e demonstra como está engajado com aquela conversa e disposto a compartilhar ideias, soluções, perspectivas, ou apenas ouvir.
Aprendemos desde cedo a corresponder com uma resposta, um comentário, uma sugestão – e este comportamento já é comum dentro de nossos relacionamentos, no entanto, basta consciência e atitude pra mudar. Qual desses você vai praticar hoje?
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional