O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
É impossível ser bem-sucedido sozinho
O ano efetivamente começou e, que tal, sair da caixinha e pensar em parcerias estratégias para seu negócio? Um consultor de sucesso, normalmente, sabe quais são as suas competências, quais faltam para seu negócio e quais precisam ser desenvolvidas.
O ano efetivamente começou e, que tal, sair da caixinha e pensar em parcerias estratégias para seu negócio? Um consultor de sucesso, normalmente, sabe quais são as suas competências, quais faltam para seu negócio e quais precisam ser desenvolvidas. Há algumas, porém, que podem ser obtidas por meio de um atalho: estabelecendo conexões com o mercado. Mas o que seria isso?
Uma parceria estratégica baseia-se em um acordo em que todos os lados envolvidos são beneficiados. Esse ‘contrato’ pode ser firmado com uma empresa concorrente, complementar, de um segmento diferente da economia ou mesmo com um fornecedor. Também pode ocorrer em diversas áreas de negócios e entre companhias de diferentes portes.
Os benefícios dessas parcerias estratégicas em consultorias se dão a partir de três eixos: o da especialização, o da inovação e o da reputação.
Especialização
Ninguém é bom em tudo. Por isso, é importante que você e sua empresa sejam focados em segmentos específicos e posicionem-se como especialistas em um tipo de serviço, de modo a conquistar uma identidade forte.
Inovação
Um bom parceiro estratégico agrega novas ideias ao seu negócio e, consequentemente, ao projeto que será entregue ao seu cliente. Justamente por possuir outra especialização, ele terá diferentes referências e formas de pensar e de decidir sobre como resolver outros problemas.
Se você oferece uma consultoria de marketing digital e a estratégia para seu cliente demanda uma boa produção de vídeos, é recomendável que você busque um parceiro especializado nisso.
Ao final, haverá mais chances de o resultado prometido pela sua estratégia ser alcançado ou superado porque você entregou o melhor de si e o melhor de um bom parceiro. Nesse caso, o resultado será um cliente fidelizado aos dois fornecedores, a realização de um bom trabalho para o portfólio de ambos e o aumento de perspectivas de novos negócios na mesma área. Todos ganham.
Reputação
Um consultor que é ‘especialista em tudo’, na verdade, é especialista em nada. E isso afasta clientes em potencial. Se houver muita procura por um mesmo tipo de consultoria que você não tem condições de oferecer, procure um parceiro de confiança e que tenha boa reputação no mercado.
De sua parte, prepare-se para se vender em alto nível: tenha referências de clientes para apresentar e um portfólio com resultados, ou o que mais for necessário para convencer seu parceiro. Ninguém quer se envolver em enrascadas. Assim como você busca uma boa referência, ele também quer ter certeza de que está fazendo um bom negócio.
Mas como e com quem estabelecer parceria?
Se a reputação de seu futuro parceiro for adequada, agende uma reunião, sempre almejando uma relação ganha-ganha entre ambas as partes. Lembre-se de que você também tem um bom serviço a oferecer.
Para aumentar as possibilidades de sucesso dessa parceria estratégica, o objetivo deve ser, além do lucro, a oferta de um serviço completo e de excelência ao seu cliente. Portanto, é importante que haja confiança, honestidade e clareza mútua nos termos do acordo.
Quando há risco entre as partes, é recomendável que haja a formalização da parceria sob a forma de um contrato, estabelecendo as tarefas de cada um dos envolvidos e as sanções previstas em caso de descumprimento do que está combinado. Isso inclui, entre outros pontos, a definição do que cada parceiro vai entregar, preços, prazos, considerações sobre propriedade intelectual, regulação e os termos de rompimento da parceria.
Segurança jurídica, na maioria dos casos, é o que vai garantir sua tranquilidade, a do seu parceiro e a do cliente de vocês.
Preparado para conquistar seu próximo parceiro estratégico?
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional