Novo marco legal moderniza a Administração Tributária, fortalece a segurança jurídica e institui tratamento diferenciado ao bom contribuinte e ao devedor contumaz
Área do Cliente
Notícia
4 passos para trabalhar cultura organizacional nas PMEs
Primeiro passo: defina (e coloque em prática!) a Missão, Visão e Valores
Todos os funcionários e stakeholders de sua empresa conhecem o real propósito da organização, sua razão de existir? Essa resposta vai depender completamente do grau de maturidade com que o tema “ Cultura” é trabalhado dentro da companhia.
Tida por muitos como algo secundário ou mesmo irrelevante, a efetiva definição da Missão, da Visão e dos Valores da empresa está posicionada no centro dessa equação. Normalmente, em empresas maiores e mais maduras, essas informações são amplamente disseminadas e incorporadas ao dia a dia das equipes de trabalho. Muitos empreendedores que estão iniciando suas trajetórias agora subestimam esse tema, no entanto.
Segundo Marcus Marques, especialista em gestão e aceleração empresarial, quando uma empresa define suas diretrizes empresariais, seu propósito e valores, e os comunica com qualidade, permite que todos os seus funcionários compartilhem de algo maior do que suas atividades cotidianas. “É fundamental deixar claro porque aquela empresa existe e quais são a sua missão, visão e valores. Muito empreendedor acha que isso é coisa de empresa grande ou, pior, que é algo ultrapassado e que não funciona, mas a verdade é que essa definição é muito importante para que a cultura organizacional comece a ser implantada e trabalhada”, diz ele.
Naturalmente, este é o primeiro passo de muitos outros que podem (e devem) ser dados na caminhada rumo ao estabelecimento de uma cultura organizacional forte e funcional. Confira agora quatro dicas para trabalhar esse tema com excelência, de acordo com Marcus Marques.
1. Defina (e coloque em prática!) a Missão, Visão e Valores: na prática, esse é o ponto de partida para você planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. É claro, no entanto, que essas declarações não podem ser feitas apenas para preencher o site institucional da organização ou decorar a parede da recepção. É preciso construir em conjunto, com todo o time, para que todos remem na mesma direção. “Todas as empresas devem investir algum tempo para definir isso, principalmente as pequenas ou que estão nascendo agora, porque define a direção estratégica da empresa, da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe”.
2. Intraempreendedorismo na veia: quando todos os membros da equipe estão na mesma página, fica muito mais fácil criar uma cultura empreendedora, em que cada funcionário, independentemente de seu cargo ou nível hierárquico na prática, está comprometido com o sucesso (leia-se: lucro) da empresa. “Vale lembrar que não é preciso ser dono de uma empresa para ter espírito empreendedor e estar comprometido com o sucesso do negócio”, salienta Marcus Marques.
3. Incentivo à inovação: empresas com culturas fortes e vencedoras estimulam uma atmosfera de criatividade e inovação, dando voz a todos os funcionários que buscam compartilhar suas ideias. Além disso, tais companhias abraçam o erro e o enxergam como oportunidades de aprendizado e aprimoramento. “Ouvir todas ideias, além de trazer possíveis ganhos com os próprios insights da equipe, faz com que todos se sintam parte de um propósito maior”.
4. Desenvolva novos líderes: trabalhar cultura é um ciclo sem fim, que deve ser fomentado todos os dias na organização. Por isso, o RH e toda a liderança empresarial devem estar sempre orientados para a identificação e desenvolvimento de novos líderes, que serão os disseminadores dos valores e propósito da companhia nos anos seguintes. “A sustentabilidade desse trabalho de cultura organizacional, e até da empresas em si, depende da criação de um ambiente de desenvolvimento contínuo, em que novos líderes vão aparecendo naturalmente”, diz o especialista.
Notícias Técnicas
Iniciativa tem como objetivo orientar e incentivar a autorregularização de rendimentos oriundos de contratos de arrendamento rural, promovendo transparência, segurança jurídica e maior conformidade tributária
Teto dos benefícios pagos pelo INSS passa a ser R$ 8.475,55; os valores corrigidos valem desde 1° de janeiro de 2026
Desenvolver um plano estratégico de marketing é fundamental para empresas de todos os portes e segmentos, inclusive para o seu escritório contábil
A Tax Accounting, patrocinadora da APET, inicia 2026 em sintonia com a nova tributação sobre lucros e dividendos, instituída pela Lei nº 15.270
Notícias Empresariais
Levar tudo para o lado pessoal não é sensibilidade, é desgaste. E desgaste custa energia, clareza e oportunidades
Empresas não travam porque crescem demais. Travam porque crescem sem atualizar a forma de pensar
Não somos julgados pelo que somos, mas pelo que comunicamos nos primeiros segundos
Com a aplicação da NR-1 e o impulso do Janeiro Branco, empresas passam a tratar o bem-estar psicológico como parte da estratégia de RH e governança
Estratégias práticas para empresas que querem evoluir a experiência e fortalecer a lealdade do público
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional