Evento gratuito em 3 de julho vai abordar ECF, IA para contadores, reforma tributária e novas regras trabalhistas; inscrições estão abertas.
Área do Cliente
Notícia
O segredo que faltava para cativar os consumidores: empatia
A capacidade de se colocar no lugar do outro, enxergar o mundo pela sua perspectiva e compartilhar sentimentos funciona em todas as relações interpessoais, inclusive nos contatos com os clientes
Imagine ter o poder de transformar as suas relações interpessoais e, consequentemente, o mundo à sua volta.
Não que haja uma mágica para despertar a habilidade da diplomacia, mas algumas práticas podem fazer com que você se torne mais empático –uma palavrinha que está ganhando cada vez mais o universo corporativo.
O conceito de empatia tem sido abordado nas últimas décadas por diferentes disciplinas, entre elas psicologia, neurociências e filosofia.
Foi este o tema abordado em palestra realizada nesta terça-feira (20/02), no terceiro dia da Feira Nacional do Empreendedor, promovida pelo Sebrae na capital paulista.
Discorreu sobre o assunto Tatiana Fukamati, consultora em sustentabilidade e inovação social e fundadora do Projeto Revolução da Empatia.
Nas palavras da consultora, o conceito de empatia pode ser entendido como a “capacidade de se colocar no lugar do outro, enxergar o mundo pela sua perspectiva e compartilhar seus sentimentos.”
Como as empresas são organizações feitas de pessoas para pessoas, a empatia deve ser colocada em prática para melhorar o relacionamento entre funcionários e, principalmente, com consumidores.
Em 2016, um estudo do Fórum Econômico Mundial concluiu que, até 2020, 35% das habilidades mais procuradas pela maioria dos gestores de recursos humanos vão mudar drasticamente, em parte devido os avanços tecnológicos.
Entre elas destacam-se inteligência emocional, pensamento crítico, criatividade e... empatia. A regra de ouro passa a ser se conectar, entender e sentir as diferenças do outro e compartilhar pontos de vista em comum.
O entendimento é que, neste caso, profissionais que consigam criar conexões com pessoas podem desenvolver produtos e serviços que tenham mais aderência as necessidades dos consumidores.
A ideia vai na contramão das práticas de gestão antiquadas, numa época em que empresas criavam demandas artificiais para os consumidores seus produtos – sendo eles úteis ou não. Era o empurrômetro.
A VIDA REAL ESTÁ FORA DO ESCRITÓRIO
Em sua palestra, Tatiana comentou alguns formatos de pesquisa que podem ser usadas para empreendedores praticarem a empatia.
O método de Jornada de Aprendizagem e Exploração consiste basicamente em sair do escritório para conhecer o público em seu ambiente natural.
Em suma, mergulhar em sua realidade para identificar de qual forma seus produtos podem tornar vida deles melhor.
Por exemplo: um empreendedor enxergou uma oportunidade de negócios que pode ter muita aderência entre as classes de baixa renda.
Então, que tal vivenciar a rotina da periferia por alguns meses? A experiência pode ser fundamental para diluir possíveis preconceitos e revelar um novo mundo, que pode inclusive melhorar a oferta da empresa.
Outro formato de pesquisa é a Antropologia Visual, que, resumidamente, baseia-se em estudar a história, sonhos e necessidades das pessoas por meio de imagens de seu cotidiano, inclusive de suas propriedades.
Esse estudo pode dar insights para uma indústria de bens de consumo, por exemplo, que pode descobrir novos significados em seus produtos.
Algumas empresas, quase instintivamente, souberam usar a empatia para desenvolver negócios de sucesso. Um dos casos é a Beleza Natural, rede de salões de beleza especializado em cabelos crespos e ondulados.
A empresa foi fundada na periferia do Rio de Janeiro em 1993, num contexto em que mulheres sofriam preconceito e baixa autoestima devido a textura de seus cabelos.
O negócio alinhou a relação íntima de cabelo, aparência e cidadania e construiu uma marca que vendia autoestima para o universo feminino.
Vinte anos depois, a rede recebeu investimento de R$70 milhões da GP Investmentos para custear uma expansão para 120 lojas em cinco anos.
Em 2014, último ano em que a empresa revelou seu faturamento, as receitas ultrapassavam 250 milhões de reais ao ano.
“Até um negócio tradicional, como um salão de beleza, pode usar a empatia para resolver um problema social e gerar novas formas de valor”, afirma Tatiana.
Notícias Técnicas
Projeto segue em tramitação na Câmara
Proposta permite ampliar benefícios no IRPF sem metas definidas, alterando regras da LDO de 2025.
Texto segue em análise na Câmara dos Deputados
Atualização técnica define códigos de classificação tributária e crédito presumido do IBS e da CBS, em vigor com a Reforma Tributária
Notícias Empresariais
Estudo da Instituição Fiscal Independente do Senado , divulgado nesta terça-feira, 24, alerta para o risco de insustentabilidade do arcabouço fiscal e coloca em xeque sua sobrevivência
E-commerce nacional movimentou R$ 225 bilhões em 2024; negócios com MPEs foram responsáveis por 30% desses valores
Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking dos estados com maior número de empresas em RJ
Cenário externo adverso influenciou alta de 0,25 ponto percentual
Além disso, a ata destacou que os próximos passos poderão ser ajustados conforme a necessidade e que o Banco Central não hesitará em continuar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional