A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Área do Cliente
Notícia
Pesquisa aponta que PMES estão otimistas com relação ao mercado
A crise econômica no Brasil tem afetado diretamente a muitas empresas nos mais diversos segmentos de atuação.
A crise econômica no Brasil tem afetado diretamente a muitas empresas nos mais diversos segmentos de atuação. A GGV Consultoria Empresarial realizou uma pesquisa de mercado, com a participação de 372 micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de Alimentação, Beleza, Esporte e Móveis de Curitiba. O principal objetivo da pesquisa foi levantar a situação dessas empresas e fazer um quadro comparativo aos resultados obtidos em 2015. O estudo constatou que em apenas um ano, houve um crescimento de 36% no número de empresas que estão passando por um período de dificuldades, sobretudo no segmento de beleza.
Segundo Vinícius Morais, sócio e diretor comercial da GGV, apesar de estar passando por um momento difícil, o mercado tem se mostrado mais otimista, atento às mudanças e às novas oportunidades. “Os brasileiros estão se mostrando cada vez mais criativos e inovadores. É possível observar muita iniciativa e motivação para dar a volta por cima. As pessoas estão se reinventando e descobrindo novas oportunidades de negócio”, diz.
A pesquisa realizada pela GGV demonstra claramente uma maior motivação por parte dos empresários, que têm se mostrado mais atentos e menos conformados à estagnação. O número de entrevistados que alegaram preferir não fazer qualquer mudança ou iniciativa em sua empresa teve uma queda de 25% em relação a 2015. Por outro lado, aqueles que responderam que pretendem expandir seu negócio representam 45% a mais do que no ano passado. Foram observadas algumas alterações também em relação às principais dificuldades encontradas no mercado. A maioria dos entrevistados respondeu que suas maiores dificuldades são: a alta concorrência do mercado (70%) e a dificuldade na fidelização dos clientes (51%). Esses dados demonstram que as maiores complexidades do mercado atualmente dizem respeito à grande concorrência e competitividade cada vez maiores.
De acordo com a pesquisa de mercado, uma das maiores mudanças foi quanto à visão dos empresários acerca do marketing voltado para as MPEs e PMEs. Em 2015 muitos entrevistados alegaram que sua visão de marketing resumia-se apenas a propaganda e vendas, número que caiu em 81% em 2016. Além disso, outra grande mudança está no número de empresários que alegam desconhecerem ou não realizarem qualquer ação de marketing em sua empresa, que diminuiu em 77% este ano. Tais dados evidenciam o quanto os empresários têm valorizado mais a atuação do marketing e passaram a compreender sobre sua importância para o sucesso de seu negócio.
Caroline Louise, uma das responsáveis pelo setor de pesquisa da GGV, complementa: “O empreendorismo se tornou uma alternativa para fugir do desemprego e, por isso, as empresas precisam se destacar muito mais. Realizar uma pesquisa de mercado é fundamental para entender as necessidades e desejos dos clientes e, dessa forma, atender e até mesmo superar as expectativas, para estar à frente dos concorrentes. Por isso, é muito importante estar atento às mudanças do mercado”, comenta.
A pesquisa realizada pela GGV demonstra também, uma grande mudança na forma como as empresas investem em seu marketing. Em 2015, boa parte dos entrevistados respondeu que o realizavam pelo famoso “boca a boca”, índice que declinou em 40% este ano. Ao passo que houve um grande acréscimo de empresários que passaram a apostar no marketing digital, com a utilização de sites (28%) e redes sociais (56%). Essa grande mudança dentro de apenas um ano, demonstra claramente como a importância do marketing digital tem crescido a cada ano. Os meios digitais se propagam de forma avassaladora, de forma que o mundo passou a ser digital. E cabe às empresas se adaptarem a essa nova realidade.
Segundo Geraldo Hisao, sócio-diretor da GGV, a pesquisa é clara ao demonstrar como os empresários estão passando a reconhecer a importância do marketing e do planejamento para o seu negócio. “O planejamento e o marketing aplicados de forma estratégica podem ser determinantes para o sucesso de uma empresa. E os empresários estão passando a reconhecer isso. O empreendedor que investe no seu marketing de forma correta com certeza sentirá uma grande vantagem, principalmente na geração de leads e novos compradores”, conclui.
Notícias Técnicas
Municípios que concentram mais de 70% da população já caminham para o padrão nacional
Nova versão do MDF terá vigência a partir de 2026 e reúne relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal
A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) substituirá a antiga declaração em papel. Entenda os detalhes
Os contribuintes do Imposto sobre Serviços estabelecidos em Curitiba passarão a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica exclusivamente por meio do Emissor Nacional, sistema da Receita Federal.
Notícias Empresariais
No mundo do trabalho, a forma de se vestir vai além de estilo pessoal
A ansiedade cresce porque tudo parece acontecer ao mesmo tempo. E nada parece suficiente. É fácil confundir pressa com progresso
A norma ISO/IEC 27001:2022 já exige a consideração das mudanças climáticas na gestão de riscos. Saiba como se preparar
Tensões geopolíticas e previsão de corte de juros do Fed impulsionam cotação
Informalidade recua, mas número de trabalhadores nessa situação ainda cresce
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional