A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Área do Cliente
Notícia
Pequenos negócios apostam na web e conseguem mais clientes
Estratégias de divulgação na internet, como comentários positivos sobre a empresa, podem se tornar poderosa alavanca de vendas
Um dos maiores desafios enfrentados pelo pequeno empresário é tornar seus produtos e serviços conhecidos pelo público. Para superar esta dificuldade, alguns negócios de menor porte investem em panfletos, outros, em jornais de bairro. Mas o que poucos empreendedores sabem é que uma simples resenha feita por um cliente na internet pode ser uma poderosa alavanca de vendas.
Vale a pena apostar em franquias de baixo investimento?
Este artifício, por exemplo, ajuda a melhorar a posição da empresa em buscadores on-line, o que, em geral, impacta positivamente o negócio. Mas para fazer uso dele, é preciso saber explorar as potencialidades oferecidas pela web. E o primeiro passo é ocupá-la.
De acordo com Caio Sigaki, sócio do Elefante Verde, startup com foco em marketing digital, mais da metade dos pequenos negócios estão fora da internet. “Isso acontece porque os empresários não sabem por onde começar esse trabalho ou acham que é algo muito caro”, afirma.
O salão de cabeleireiros Cris Hair, de Recife (PE), decidiu apostar na divulgação via web e não se arrependeu. “Um representante da empresa Elefante Verde passou na frente do salão, viu que estava vazio e veio conversar comigo. Eu não tinha muito dinheiro, mas decidi participar, pois o investimento era baixo”, afirma Maria Cristina Bezerra, proprietária do Cris Hair.
A principal estratégia para colocar o negócio em evidência foi pedir que antigos clientes escrevessem resenhas na internet sobre o salão. Um computador foi disponibilizado no próprio estabelecimento. Para a surpresa de Maria Cristina, o retorno veio em curto prazo. Ela conta que, em pouco menos de 15 dias, recebeu várias ligações com pedidos de informação sobre serviços oferecidos no local. “Não imaginei que daria certo. Hoje, em média, cinco pessoas por dia nos procuram, porque viram o salão na internet.”
O massagista Sidney Ueta, que atua na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, é outro que resolveu apostar no potencial da web. “Inicialmente, recorri aos panfletos, então, decidi experimentar a estratégia pela internet. Esta última alternativa se mostrou muito mais efetiva. Chego a receber cinco clientes por semana em função do posicionamento (na busca) no Google”, revela.
Caio Sigaki enfatiza que nem sempre a resposta da divulgação de uma empresa na internet é imediata. “É um trabalho que leva de uma semana a três meses para apresentar resultados, dependendo da área de atuação. Porém, mesmo demorado, é mais barato e efetivo do que a mídia tradicional, pois você sabe quem está atingindo e consegue mensurar os resultados.”
Notícias Técnicas
Municípios que concentram mais de 70% da população já caminham para o padrão nacional
Nova versão do MDF terá vigência a partir de 2026 e reúne relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal
A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) substituirá a antiga declaração em papel. Entenda os detalhes
Os contribuintes do Imposto sobre Serviços estabelecidos em Curitiba passarão a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica exclusivamente por meio do Emissor Nacional, sistema da Receita Federal.
Notícias Empresariais
No mundo do trabalho, a forma de se vestir vai além de estilo pessoal
A ansiedade cresce porque tudo parece acontecer ao mesmo tempo. E nada parece suficiente. É fácil confundir pressa com progresso
A norma ISO/IEC 27001:2022 já exige a consideração das mudanças climáticas na gestão de riscos. Saiba como se preparar
Tensões geopolíticas e previsão de corte de juros do Fed impulsionam cotação
Informalidade recua, mas número de trabalhadores nessa situação ainda cresce
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional