Especialista avalia que quando a transição estiver completa em 2033 (incluindo a operação plena do split payment, já a partir de 2027), débitos e créditos tributários serão automatizados
Área do Cliente
Notícia
Empresas usam medos e desejos do público para vender mais; veja 7 dicas
Para Shiner, conhecer as emoções do público é a chave para provocar mudanças de comportamento.
Princípios de psicologia são velhos conhecidos dos departamentos de marketing das grandes empresas. Mas os pequenos negócios também podem se beneficiar deles para vender mais, de acordo com Leslie Shiner, autora, palestrante e consultora de finanças e gestão norte-americana. Os medos e os desejos, segundo ela, são sentimentos básicos que estimulam ou bloqueiam a compra.
Para Shiner, conhecer as emoções do público é a chave para provocar mudanças de comportamento. Isso porque sentimentos são capazes de estimular as pessoas a sair ou não do lugar onde estão. "Todos querem continuar na sua zona de conforto. Tudo o que você precisa descobrir é o porquê. E, então, atue", diz.
Shiner foi um dos destaques do Sage Summit, conferência voltada a pequenos empreendedores realizada pelo Grupo Sage, fabricante de software de gestão, em Nova Orleans (EUA). A seguir, veja sete estratégias de psicologia para vender mais:
1. Descubra os desejos
Conhecer os desejos e necessidades dos clientes é um trunfo, segundo Shiner. "Todos querem estar melhor, desde que não precisem fazer nada de diferente." Então, ela sugere que as empresas façam o trabalho por eles. Entregar o que as pessoas desejam, sem que precisem se esforçar, é uma estratégia para vender mais.
2. Mostre o ganho
Convencer alguém a comprar de você e não do concorrente envolve oferecer uma vantagem. Ela pode ser o preço, a qualidade, uma facilidade. Segundo Shiner, há motivações externas e internas para o consumo e o empreendedor precisa aprender a motivar a compra. "Estímulos positivos encorajam comportamentos. Motive seus clientes pelo quanto ele pode ganhar com você."
3. Estabeleça limites
Oferecido o ganho ao consumidor, ele precisa ser condicionado. "Se você deixar os clientes mal acostumados, eles tiram vantagem da situação." Segundo Shiner, se o empreendedor quer que o cliente volte sempre, ele não pode liberar vantagens o tempo todo, porque o cliente passa a não ver mais ver como benefício. É preciso estabelecer ocasiões esporádicas, com critérios.
4. Descubra o medo
Se tem algo que impede seu cliente de comprar é preciso descobrir o que é e remover a barreira. Segundo Shiner, o empreendedor precisa sempre se perguntar: "O que trava seus clientes na hora da compra? Qual é o medo?"
5. Acolha as reclamações
Saber ouvir direito uma reclamação, segundo Shiner, faz diferença no negócio. "Muitas vezes temos clientes insatisfeitos. Temos de ter empatia para entender os motivos e saber como resolver."
6. Prepare a equipe
Segundo Shiner, a psicologia também pode ajudar na escolha da equipe e na preparação dela. Para formar um bom time, é preciso conhecer e observar os funcionários. "Pessoas incompetentes tendem a superestimar suas qualidades. Já os que as subestimam não ajudam a empresa a crescer."
7. Distribua tarefas
Depois de afinar sua equipe, o empreendedor precisa confiar nela e delegar. "Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Ser multitarefas não funciona. A sua inteligência e a qualidade do serviço caem toda vez que você divide o tempo entre mais de uma atividade."
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o MOC v1.00 da Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica (NFAg), que moderniza processos fiscais, garante validade jurídica digital e substitui modelos tradicionais em papel
Atualização traz adequações nos leiautes do CT-e, CT-eOS e GTV-e para atender às regras da Reforma Tributária do Consumo
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas como multas, juros e restrições
AGU e TCU devem apresentar em 15 dias cronograma detalhado de análise dos recursos orçamentários
Notícias Empresariais
Em vez de reinventar a roda, o fundador da Microsoft recomenda aprender com quem já resolveu o problema uma estratégia com respaldo de pesquisas em criatividade e estratégia
Cortes nos EUA atraem capital para mercados emergentes, mas inflação e política fiscal pressionam o Brasil
Edital da Fazenda Nacional oferece transação tributária com condições especiais em multas e juros
A Instituição Fiscal Independente divulgou nesta quinta-feira (18) o Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de setembro, com projeções mais cautelosas que as do governo para o desempenho da economia brasileira em 2026
Plataforma nacional já reúne 1.053 negócios de impacto, que combinam resultado financeiro com benefícios sociais e ambientais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional