Divergências em montante superior a R$ 240 milhões foram identificadas em quase 1,5 mil empresas
Área do Cliente
Notícia
Comunicação interna e seu impacto na relação com clientes
Uma comunicação interna bem estruturada e planejada pode verdadeiramente transformar os funcionários em excelentes vendedores
Sempre que abordamos o tema “Relacionamento com Clientes” de uma empresa, logo pensamos em pesquisa de satisfação, contatos comerciais, entrega de brindes, entre outras ações de marketing.
Porém, na última década, cada vez mais tem ficado evidente a importância que uma companhia deve dar aos seus colaboradores, pois são estes que representarão a empresa junto aos seus clientes.
Seguindo-se esta linha de raciocínio, defendo que uma Comunicação Interna bem estruturada e planejada pode verdadeiramente transformar os funcionários em excelentes vendedores, não apenas dos produtos ou serviços, mas também da missão, visão e valores da empresa.
A informação é um bem precioso e quando é divulgada de forma adequada, se torna um elemento que solidifica a relação entre a empresa e o cliente, por isso deve haver por parte da liderança um alinhamento no conteúdo de tudo o que se transmite internamente na companhia, independente de área, departamento ou cargo das pessoas.
E a Comunicação Interna precisa ser tratada como um dos itens do planejamento estratégico e que trará resultados, merecendo atenção e investimentos, e necessitará de ferramentas para atingir seus objetivos, como um Site exclusivo para os colaboradores (alguns chamam de intranet, portal, etc.), jornal interno, murais, reuniões periódicas, eventos internos (aniversariantes do mês, festa de confraternização, funcionário destaque, etc.), uso de tecnologia digital de comunicação (aplicativos de conversa via celular, SMS, Redes Sociais, E-mails, etc.), dentre outras possibilidades.
Vale ressaltar que é recomendada a contratação de um profissional ou mesmo de uma agência de publicidade ou assessoria de imprensa para que a Comunicação Interna tenha os cuidados que merece, uma vez que é preciso que se implemente uma linha editorial que se ajuste ao padrão sociocultural dos colaboradores, ou seja, é preciso que o funcionário entenda o que as empresa deseja transmitir, evitando-se “ruídos” ou “mal-entendidos” no processo de comunicação corporativa.
As empresas que dão o devido valor para sua Comunicação Interna colhem frutos todo o tempo, pois os colaboradores se sentem parte do time e estão sempre dispostos a atender bem seus colegas de trabalho, fornecedores e os clientes.
Encerro este breve artigo com uma pergunta: Você acredita e investe em Comunicação Interna na sua empresa? Pense bem no que vai responder e, mesmo que nesse primeiro momento sua resposta não seja a mais satisfatória, você pode mudar seus conceitos e trabalhar para que seu negócio tenha melhores resultados, para isso basta se comunicar com seus colaboradores.
Notícias Técnicas
Instituições têm até o final de outubro para prestar informações do primeiro semestre
Nova lei afeta atualização, limite de recursos e prazo de quitação dos precatórios
A EFD-Reinf é uma obrigação acessória que tem como objetivo facilitar o cumprimento de obrigações fiscais e a transmissão de informações à Receita Federal
Entenda como a tecnologia e o compliance são fundamentais para esse processo estratégico
Notícias Empresariais
Entenda o papel crucial da Alta Direção na sua eficácia
Para empreendedores que buscam crescer, essa leitura é um convite a pensar grande, agir com estratégia e se preparar para os desafios do futuro
O relatório do BC atualiza semanalmente as previsões para os principais indicadores da economia
Flexibilidade e bem-estar como novas moedas de valor
Pesquisadores projetam cenário até 2035
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional