O Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, conhecido como Simples Nacional, abrange atualmente 23,8 milhões de contribuintes no Brasil
Área do Cliente
Notícia
O que fazer com o dinheiro diante da ameaça de impeachment?
Especialista dá orientações para evitar perdas em aplicações financeiras nesse período - que também é de recessão
Surfar na onda das boas e más notícias da crise política que tomou conta do país - e gira em torno do impeachment da presidente Dilma Roussef - para ganhar dinheiro não é recomendável para 99% dos investidores, segundo Mauro Calil, especialista em investimentos do banco Ourinvest.
As cotações da bolsa de valores e do dólar têm passado por oscilações diárias muito fortes, em um movimento que tende a continuar nos próximos meses diante do impasse político.
Por isso, a orientação de Calil é evitar tomar decisões de investimento por impulso com base nesse cenário tão incerto. É um clima parecido com o da eleição presidencial, em 2014, só que um pouco mais volátil (com altas e baixas fortes em um curto espaço de tempo).
"E assim como naquela época, aconselho o investidor a aguardar e esperar para ver o que vai acontecer. Depois ele pode se posicionar de forma a preservar o patrimônio e fazê-lo crescer. O importante é diminuir o risco de perdas, já que ninguém pode jogar dinheiro pela janela durante a recessão", afirma Calil.
A recomendação, segundo o especialista, vale para a renda fixa e a renda variável. Para a negociação de ações ou investimento em aplicações atreladas ao dólar pode ser um momento de ganhos caso o investidor tenha perfil de risco e um mix de características essenciais para ser ágil na tomada de decisões, perfil que apenas 99% dos investidores têm.
Calil diz que é preciso se estabelecer na renda fixa até o cenário se acalmar. Por enquanto, as aplicações mais conservadoras e, assim, com menor chances de perdas são as atreladas a juros ou CDI (Certificado de Depósito Interbancário, taxa praticada entre bancos), que sejam pós-fixadas (quando o rendimento é conhecido no final da aplicação).
Ainda há muita volatilidade nas taxas de juros futuras para uma exposição maior em aplicações prefixadas ou mistas (atreladas à inflação e com taxa pré). Assim, o valor diário dos ativos dessas aplicações muda todos os dias, efeito conhecido como marcação a mercado.
"Na época da eleição, sugeri a aplicação em dólar somente após o resultado das urnas. Quem esperou até esse período para aplicar, perdeu de 7,5% a 8,5% de valorização da moeda, mas depois ganhou 42%. Às vezes é melhor ter a certeza de que não vai perder do que se aventurar", diz.
DÓLAR
Se o momento não é para a tomada de decisões que comprometem o patrimônio, pode ser adequado para a compra de dólares como reserva de moeda para fazer viagens internacionais.
O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (17/03) cotado a R$ 3,65, com queda de 2,29%. Boa parte desse recuo, ou 90% dele, calcula Calil, foi resultado da liminar que impede a nomeação do ex-presidente Lula para o ministério da Casa Civil.
Isso, no entanto, pode mudar amanhã, assim como ocorreu nos dias anteriores. Quando ainda havia incerteza sobre a ida de Lula para o governo, a moeda norte-americana havia subido 3,02%, na terça-feira (15/03), para R$ 3,76.
"Não dá para saber o caminho do dólar. Quem tem viagem marcada para o exterior deve comprar nos dias de cotação baixa e aos poucos. Amanhã pode surgir outra gravação de outro político e a moeda disparar 5% e no outro dia, cair de novo para 3%. Não dá para achar a menor cotação", afirma o especialista.
Além da forte influência da política na taxa de câmbio, Calil explica que a queda na cotação também foi influenciada pelo anúncio do Banco Central de reduzir os leilões de venda no mercado futuro.
BOLSA
Para negociar ações, Calil diz que é preciso ter, em primeiro lugar, conhecimento para interpretar as notícias e tomar decisões rápidas. Junto com isso, acesso a sistemas de informação para operar com agilidade.
A volatilidade também está forte na bolsa de valores. Nesta quinta-feira (17/03), o Ibovespa (índice das ações mais negociadas e de maior valor de mercado da bolsa) subiu 6,60%, para 50.914 pontos. Mas na terça-feira (15/03) a bolsa havia registrado recuo de 3,56% para 47.130 pontos, até então a segunda maior queda diária desde 2 de fevereiro.
Com tanta oscilação, quem quiser negociar nesse mercado, terá de ser profissional e ágil, ou seja, ser capaz de tomar a decisão certa ao ler uma manchete curta.
"Mais do que isso, é preciso ter estômago em caso de perdas e tempo disponível. Não pode ser médico, dentista, fisioterapeuta e nem dona de casa. Tem de ficar na frente do computador da hora que o mercado abre até o fechamento para aproveitar as oscilações. Por isso digo que só 99% das pessoas têm esses cinco requisitos", afirma Calil.
Notícias Técnicas
Empresas que não se adequarem aos novos layouts de notas fiscais enfrentarão risco de recolher tributos no ano de teste da reforma tributária e até de paralisação das operações
MP introduz uma nova estrutura de alíquotas, que impactará diretamente o planejamento tributário e os cálculos de IRPJ/CSLL
Novas regras trazem complexidade para micro e pequenas empresas, mas também permitem que especialistas ofereçam soluções e ganhos de mercado
Em momentos de crise financeira, muitas empresas se perguntam: como recuperar um negócio que aparenta estar à beira da falência?
Notícias Empresariais
Saiba sobre as vantagens, como redução de juros e multas
IBS e CBS consideram renda qualquer benefício da empresa a seus sócios
Na visão do Especialista em Mercado Financeiro e professor na FIPECAFI, Rogério Mauad
Impactos da Reforma Tributária e a necessidade de atualização tecnológica
Especialista aponta que o RH precisa equilibrar cuidado humano e visão de negócio para fugir do perfil pouco atrativo e gerar resultados reais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional