Movimentações via Pix não geram tributação, mas podem indicar rendimentos que devem ser declarados à Receita Federal
Área do Cliente
Notícia
O que é intraempreendedorismo?
O mercado de trabalho vem mudando demais nos últimos anos, criando mecanismos de remuneração, planos de carreira, benefícios, e inúmeras outras formas de agradar o colaborador, para que assim a engrenagem corporativa possa obter mais resultados inter
O mercado de trabalho vem mudando demais nos últimos anos, criando mecanismos de remuneração, planos de carreira, benefícios, e inúmeras outras formas de agradar o colaborador, para que assim a engrenagem corporativa possa obter mais resultados internos e externos.
Porém, por outro lado, vemos um número crescente de pessoas que desejam ter o seu próprio negócio e buscar alguns objetivos que o mundo corporativo não estava sendo capaz de gerar.
Agora, imagine um mundo que você pudesse unir os 2 universos, o mundo corporativo e o mundo empreendedor?
Pois é, cada vez mais vemos essa tendência se implementando nas mais diversas empresas, e esse caminho se chama o Intraempreendedorismo.
Mas o que é o Intraempreendedorismo?
É uma modalidade de empreendedorismo praticado por funcionários dentro da empresa em que trabalham, independente do tamanho da mesma. São profissionais que possuem uma capacidade diferenciada de analisar cenários, criar idéias, inovar e buscar novas oportunidades para estas empresas, independente de sua disciplina ou área de atuação interna.
Esse empreendedorismo vem de dentro para fora, baseado na vontade de cada colaborador em fazer a diferença na empresa que ele escolheu para trabalhar.
E por que essa cultura é tão importante?
Já não é uma novidade para ninguém que o lado financeiro não é o fator de maior diferencial dentro de uma corporação, mas sim outros aspectos tais como, se sentir parte da empresa e de sua estratégia.
Desde que esse aspecto foi considerado como um dos mais importantes em pesquisas organizacionais, muitas empresas passaram a criar mecanismos para que esse objetivo virasse uma realidade, mas nem sempre os resultados foram os esperados.
Portanto, a implementação de um processo interno de incentivo a cultura de empreender dentro da empresa, passa a unir pontos estratégicos na retenção de funcionários, valorização da empresa, vestir a camisa, satisfação e um ambiente mais comunicativo e alegre.
Além do diferencial interno, as empresas também farão a colheita de resultados externos, ou seja, os projetos serão elaborados respeitando os limites da empresa, e como foco sempre terão a melhora de processos, ambiente e/ou resultados.
Em um mercado com uma concorrência acirrada como o que vivemos, uma empresa que cultiva e principalmente implementa as boas idéias passa a se diferenciar e crescer nesse meio.
E como uma empresa pode implementar esse processo?
Sem dúvida, o primeiro passo é a mudança de cultura, pois uma empresa não pode achar que esse projeto é o que conhecemos como famoso “Deixe a sua sugestão nessa caixa”, ou seja, esse é um processo que deve estar alinhado internamente entre todo o corporativo para que realmente as sugestões virem realidade através das mãos de quem as propôs.
Além disso, deve existir uma política de premiação que incentive as pessoas a pensarem “fora da caixa”, e cada vez mais vejam as vantagens de participar desse processo, sempre entendendo que esse será um programa complementar, ou seja, não eximindo as atividades oriundas da área de atuação original do colaborador.
Porém, por mais que tudo possa estar alinhado, é necessário uma modificação na base e paradigmas do colaborador, pois durante muitos anos vivemos com os conceitos de empresas que possuíam estruturas que pararam no tempo. É necessário ensinar o mesmo a desenvolver as suas habilidades intraempreendedoras, analíticas, comerciais, e dentre inúmeras outras que poderão fazer com que o projeto saia do papel e se torne um caso de sucesso para todos.
Sem dúvida, esse é um processo que faz o colaborador colaborar com a empresa vestindo a camisa e sempre em busca da mais alta performance.
Notícias Técnicas
A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) atualizou a base de dados de Repetitivos e IACs Anotados
A Receita Federal do Brasil confirmou, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 3/2026, que a limitação imposta pelo Decreto nº 10.854/2021 à dedução do incentivo fiscal do PAT
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) anulou, por unanimidade, auto de infração contra uma empresa do setor industrial
Infraestrutura tecnológica dará suporte ao IBS e à CBS, com apuração assistida, fase de testes em 2026 e impacto direto na rotina de contadores e áreas fiscais
Notícias Empresariais
Adoecimento psíquico, NR-1, certificado de saúde mental e liderança consciente: descubra como empresas e profissionais podem se preparar para o futuro do trabalho
Preço não é um detalhe comercial. É uma decisão estratégica que define quem você atende, como você cresce e se o seu negócio prospera
O medo de ficar obsoleto pode impulsionar a inovação nas organizações
Tecnologia voltada à cognição se destaca por inverter a lógica tradicional da tecnologia
Acordo traz impulsos positivos para o ambiente de negócios no País
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional