Novas regras a partir de 2026 mudam o tratamento tributário da incorporação de lucros ao capital social e exigem atenção de contadores e empresas
Área do Cliente
Notícia
Como planejar em tempos de incerteza
Independentemente da visão de Fraga sobre o comportamento econômico em 2015, a incerteza permanecerá, em razão do momento do Brasil, mas também pelo cenário internacional.
Há duas semanas, estava em um almoço com o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, no qual ele apresentava sua perspectiva para o desempenho da economia brasileira em 2015. Terminada a explanação, começaram as perguntas da plateia.
A grande maioria orbitava sobre um tema central: a incerteza. Como fazer um planejamento adequado em um período recheado por tantas variáveis econômicas e políticas? Como informar aos acionistas, estrangeiros ou não, dos diferentes caminhos que a economia pode trilhar? Como projetar resultados, avaliar investimentos e estabelecer ganhos de participação de mercado em cada segmento do negócio?
Independentemente da visão de Fraga sobre o comportamento econômico em 2015, a incerteza permanecerá, em razão do momento do Brasil, mas também pelo cenário internacional.
E planejar em cenários tão mutantes não é missão fácil. Afinal, quem poderia apostar que há três meses Marina Silva seria uma concorrente importante na eleição à presidência? Na ocasião, ela nem era candidata.
É claro que acredito na relevância do planejamento, como um balizador para investimentos e alocação de recursos. Mas penso que quando observo planejamentos que fiz há três anos e comparo com o que de fato aconteceu, percebo que ocorreram desvios significativos de rota. Tudo muda a todo momento, principalmente em um país como Brasil.
Em um encontro com o consultor de planejamento estratégico Nick Van Heck aprendi uma lição interessante. Baseado em uma análise de planos estratégicos de várias empresas e sua aderência ao que realmente aconteceu na prática, Nick concluiu que tão importante quanto o planejamento é a capacidade de a empresa ler e se adaptar as mudanças que certamente surgirão.
Para isso, cabe à liderança cultivar essa postura de aprendiz em toda a organização e praticar a constante adaptabilidade, entendendo o que já mudou e, proativamente, capitalizar essa mudança em beneficio da empresa.
Em tempos de incertezas, achei esse conselho ainda mais relevante e resolvi compartilhar com vocês.
Notícias Técnicas
Receita Federal intensifica fiscalização digital e usa cruzamento de dados fiscais, bancários e trabalhistas para detectar inconsistências em tempo real em 2026
Nova lei não fixa alíquotas nem regras operacionais, mas cria base legal para harmonização das legislações estaduais sobre o imposto
Com dados de referência de dezembro de 2025, mais de 5 milhões de empresas já podem consultar sua classificação no programa
O CARF decidiu, por unanimidade, afastar a incidência do IRPJ e da CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS recebidos no âmbito do programa Produzir
Notícias Empresariais
Empresas maduras agradecem o esforço pontual, mas não dependem dele para funcionar
Em um mercado onde as habilidades têm prazo de validade, quem aprende em movimento não apenas se adapta. Se antecipa
Sem publicidade, presença digital e eventos de RH, marcas perdem espaço, mercado e vendas logo no início do ano
Fornecedores precisam simplificar, integrar e flexibilizar para crescer
Saiba com treinar o cérebro para desenvolver foco, resiliência e decisão sob pressão
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional