Novas regras a partir de 2026 mudam o tratamento tributário da incorporação de lucros ao capital social e exigem atenção de contadores e empresas
Área do Cliente
Notícia
Perda de informações: dor de cabeça para qualquer negócio
Atualmente, as empresas encontram um grande problema quando o assunto é perda de informações, que podem ocorrer de diversas maneiras, desde um “crash” do disco de um notebook até o furto do equipamento.
Atualmente, as empresas encontram um grande problema quando o assunto é perda de informações, que podem ocorrer de diversas maneiras, desde um “crash” do disco de um notebook até o furto do equipamento. Segundo estudo realizado pelo instituto Panemon, a média de valor das informações contidas nos notebooks perdidos ou furtado em todo o mundo custa em torno de USD 49.246, valor que supera em muitas vezes o preço de um notebook.
Em pesquisa realizada pela Symantec Corporation, 54 % dos usuários afirmam que levam dados confidenciais sem permissão para casa por meio de seu notebook, já que o equipamento é que armazena todos os tipos de dados possíveis, desde informações pessoais até dados extremamente confidenciais, mostrando que as empresas, estão nas mãos dos funcionários, com todos os dados, geralmente, saindo sem nenhum tipo de proteção ou backup.
Hoje, as corporações utilizam software de backup voltado para os servidores de arquivos, mas os usuários, pensando em facilitar o seu trabalho, acabam copiando informações que estão nos servidores de arquivos e armazenando nos discos locais de suas máquinas, além de copiar as informações para dispositivos móveis, como pendrive, cartão de memórias, entre outros.
As perguntas que devemos fazer nesse cenário são:
Quão importante é um contrato de um dos maiores clientes do seu negócio?
Qual a importância de uma lista de ações primárias a serem tomadas pela sua empresa?
Qual a importância da estratégia criada pela corporação?
Se formos responder pergunta por pergunta, vamos nos deparar somente com a afirmação de que a propriedade mais valiosa das empresas hoje são os dados que estão circulando na corporação, dados esses importantes e que precisam de algum tipo de segurança.
Existem diversos softwares que podem nos ajudar com a gestão desses dados que são transportados a todo o momento por nossos usuários, tais como soluções de criptografia e recuperação de desastre.
Mas por que criptografia?
Primeiro, vamos entender o conceito de criptografia, que é transformar as informações legíveis dos arquivos em informações ilegíveis para quem não tem permissão de acesso às mesmas. Dessa forma, somente o destinatário que tem permissão irá visualizar o conteúdo dos arquivos.
Sendo assim, quando temos um software de criptografia, os dados serão armazenados em dispositivos móveis de forma segura, além de que quando temos o disco local criptografado, ninguém tem acesso à informação se não tiver a chave de segurança para iniciar o sistema operacional do notebook.
Por isso, a importância de se ter a criptografia ativada nos notebooks fornecidos pela empresa ou os notebooks que os funcionários levam para a empresa para trabalhar - conceito este de BYOD (Bring Your Own Device).
E por que se utilizar a recuperação de desastre?
Como mencionado no início deste artigo, a perda de um notebook ou dispositivo pode acontecer desde um “crash” em seu disco até o roubo do equipamento. Quando falamos em recuperação de desastre, voltamos nossos olhares para os dois cenários, pois em ambos teremos a perda das informações.
A importância de se ter uma solução para a recuperação de desastre é a de minimizar os impactos para o negócio em casos como os especificados acima, além de evitar a perda de rendimento e agilizar a volta da carga de trabalho para o colaborador em questão.
Notícias Técnicas
Receita Federal intensifica fiscalização digital e usa cruzamento de dados fiscais, bancários e trabalhistas para detectar inconsistências em tempo real em 2026
Nova lei não fixa alíquotas nem regras operacionais, mas cria base legal para harmonização das legislações estaduais sobre o imposto
Com dados de referência de dezembro de 2025, mais de 5 milhões de empresas já podem consultar sua classificação no programa
O CARF decidiu, por unanimidade, afastar a incidência do IRPJ e da CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS recebidos no âmbito do programa Produzir
Notícias Empresariais
Empresas maduras agradecem o esforço pontual, mas não dependem dele para funcionar
Em um mercado onde as habilidades têm prazo de validade, quem aprende em movimento não apenas se adapta. Se antecipa
Sem publicidade, presença digital e eventos de RH, marcas perdem espaço, mercado e vendas logo no início do ano
Fornecedores precisam simplificar, integrar e flexibilizar para crescer
Saiba com treinar o cérebro para desenvolver foco, resiliência e decisão sob pressão
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional