A Derp permite a adesão ao Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial, Modalidade Regularização (Rearp) e poderá ser transmitida até 19 de fevereiro de 2026
Área do Cliente
Notícia
Mês de março registra a maior inflação para o período desde 2003
Em 12 meses, a inflação acumula alta de 6,15%, quase a meta do governo
A inflação de março veio muito pior do que o esperado. Foi a maior para o mês desde 2003. Pesou principalmente a pressão dos alimentos e o índice, agora, está perto do teto da meta definida pelo governo.
A explicação para o índice de março começa no campo. A seca e o calor excessivo prejudicaram as lavouras. A oferta de alimentos diminuiu, o preço aumentou e chegou aos supermercados. “Cada vez eu estou gastando mais, cada mês que passa”, diz um carioca.
Os preços que mais subiram são de alguns alimentos muito presentes na mesa do brasileiro. A batata inglesa, por exemplo, aumentou em média 35%. O tomate, de novo ele, 32%. Além disso, feijão carioca, verduras, ovos e leite longa vida também ficaram mais caros. Resultado: na hora de passar no caixa, quem não quiser gastar tanto tem que comprar menos.
Os transportes também pesaram no cálculo do IPCA. O preço das passagens aéreas foi às alturas por causa do Carnaval. A inflação oficial em março ficou em 0,92%, acima do índice de fevereiro (0,69%).
“Mesmo a pior expectativa estava abaixo de 0,90%. Ou seja, o que saiu foi um número ruim. Não podemos tapar esse sol com a peneira”, aponta o economista Claudio Frischtak.
Em 12 meses, a inflação acumula alta de 6,15%, e quase encosta no teto da meta do governo. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o índice já ultrapassou o máximo permitido, que é de 7,87%.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que está em Nova York para um encontro com investidores, disse que a inflação não vai fechar o ano acima da meta. “Ela tende a reduzir. Ela subiu agora, acho que está no máximo. E, a partir do próximo mês, já ficará um pouco menor, depois vem, em maio, menor ainda, em junho menor ainda. Então ela é passageira”, declara Guido Mantega.
Em Washington, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, defendeu a polícia monetária. Os juros básicos da economia já subiram nove vezes em um ano. "O que eu posso lhe assegurar é que o Banco Central tem feito tudo e continuará fazendo o que for necessário para a inflação mais uma vez estar dentro do limite do regime de metas", explica Tombini.
Notícias Técnicas
O Encat publicou, nesta segunda-feira (19.jan.2026), um pacote de notas técnicas
A Receita Federal e o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) publicaram, na última sexta-feira (16.jan.2026)
Versão 10.3.4 do programa é válida para o ano-calendário 2025 e anos anteriores
As exigências e o período declaratório do Censo mudaram. Confira se a sua empresa faz parte dos critérios para declaração obrigatória
Notícias Empresariais
Diversificar é garantir que a empresa continue relevante no longo prazo
Empresas passam a olhar além do próprio caixa e adotam práticas que buscam equilíbrio, previsibilidade e relações mais estáveis com parceiros comerciais
Em um mercado cada vez mais competitivo, cuidar da experiência não é diferencial. É condição para continuar relevante
Comportamentos equivocados da chefia corroem o desempenho e o valor das organizações
Mais que uma disrupção nos fundamentos e regras, a reforma tributária exige uma transformação de processos e mentalidades
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional