O documento orienta contribuintes sobre o novo regime de revisão estrutural de incentivos federais, detalhando critérios técnicos e exceções
Área do Cliente
Notícia
Trabalho em excesso pode causar depressão, diz estudo
E ao que parece, a situação pode ser pior entre os trabalhadores que têm carga horária de mais de 11 horas por dia.
O excesso de trabalho pode trazer consequências desastrosas à saúde mental dos aos profissionais. Ao menos é isso o que defende um recente estudo acadêmico publicado pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Roma, na Itália.
De acordo com o levantamento, que conta com a autoria dos pesquisadores Mariana Virtanen, Stephen A. Stansfeld, Rebecca Fuhrer, Jane E. Ferrie e Mika Kivimäki, os empregados que trabalham em excesso podem ter mais predisposição a transtornos depressivos. E ao que parece, a situação pode ser pior entre os trabalhadores que têm carga horária de mais de 11 horas por dia.
“Em um levantamento com canadenses, identificamos mais episódios depressivos entre as mulheres que realizavam uma carga horária de 41 horas semanais do que entre os homens que faziam o mesmo horário. O percentual também foi maior se comparado ao de outros profissionais que tinham uma jornada semanal de 35 a 40 horas”, argumenta Mariana.
Efeito diverso
Segundo ela, as longas jornadas de trabalho podem afetar a saúde mental dos profissionais, justamente por trazer conflitos e dificuldades àqueles que não conseguem tempo para se descontrair após o trabalho.
E neste quesito, apesar de as mulheres serem notadamente as mais prejudicadas, os homens também são afetados por tanto trabalho.
Mas nem sempre é possível estabelecer um padrão de ação para definir como o trabalho em excesso pode interferir e prejudicar uma pessoa, já que a reação de cada uma delas ao meio costuma ser diferente. “Até o momento, a etiologia exata da depressão não é conhecida, mas sabemos que é multifatorial, envolvendo fatores genéticos, biológicos e psicossociais”, explica a pesquisadora.
Por isso, não é de se estranhar que a pesquisadora defenda a realização de outros estudos complementares que possam ajudar a reduzir o risco de depressão na população trabalhadora. Para isso, ela propõe inclusive pesquisas que possam contribuir com a redução da carga horária dos profissionais em busca de uma melhor qualidade de vida.
Notícias Técnicas
A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 4/2026, esclareceu os limites de dedução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
O CARF decidiu, por voto de qualidade, negar provimento ao recurso apresentado por uma empresa do setor alimentício que buscava afastar autuação fiscal
O Portal da Nota Fiscal Eletrônica do Gás (NFGás) informou que o ambiente de homologação da NFGas para empresas já está disponível no sistema autorizador da Sefaz Virtual RS
O Comitê Gestor do IBS publicou quatro cartilhas com orientações técnicas sobre os impactos dos documentos fiscais eletrônicos DFe
Notícias Empresariais
Inteligência emocional no trabalho não é apenas saber o que dizer. É saber quando o silêncio temporário protege a decisão
Quando o trabalho volta a fazer algum sentido, mesmo que não seja ideal, algo se reorganiza
A proteção de dados é caracterizada por investimentos em cibersegurança, governança, normas e cultura de privacidade
O Banco Central aumentou sua estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano
PIX em 2026: 5 erros que podem levar seu negócio à malha fina e como evitá-los
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional