Publicada orientação de preenchimento da EFD Contribuições para concessionárias de serviços de exploração de rodovia
Área do Cliente
Notícia
Bancos apostam em melhora nos primeiros meses de 2012
Quem não deve ter um ano fácil são os bancos de pequeno e médio portes.
Mesmo com a crise ainda longe de uma solução, os bancos de investimentos mantêm uma expectativa de melhora do mercado externo no primeiro trimestre do próximo ano. Nessa época, muitos fundos começam a colocar em práticas suas políticas de investimento e se mostram menos avessos ao risco.
O Tesouro Nacional pode lançar já em janeiro bônus de 10 anos e 30 anos e muitas empresas estão com processos engatilhados, esperando apenas um janela para buscar recursos. Mas ainda assim, tanto o acesso às captações para empresas de risco mais elevado, quanto o segmento de emissões em reais, deve permanecer restrito nos primeiros meses de 2012.
Robert Carlson, diretor de mercado de capitais do Barclays Capital, acredita que a volatilidade permanecerá nos mercados, mas ele não vê problemas para as companhias brasileiras se financiarem no exterior ao longo do próximo ano. "As operações terão que ser mais precisas, mais cuidadosas e será preciso acelerar o programa de captação quando houver uma janela boa para emissões", diz.
Emissões em reais também podem reencontrar espaço, diz Carlson, mas não serão as primeiras a acessar os mercados. E o Brasil pode fazer uma operação na moeda chinesa, o yuan, para abrir esse mercado a empresas brasileiras.
Para Jean-Marc Etlin, vice-presidente de banco de investimento do Itaú BBA, o próximo ano pode repetir a dinâmica de 2011 e ter apenas seis meses de mercados abertos. Já para Rodrigo Afonso, diretor-executivo da BB Securities Ásia, um maior volume de recursos pode ser direcionado para os países emergentes, e o Brasil está bem posicionado, avalia.
Quem não deve ter um ano fácil são os bancos de pequeno e médio portes. Alguns nem chegaram a considerar a opção de captar recursos no exterior em seus orçamentos.
Como a crise hoje está muito ligada aos riscos associados a instituições financeiras, todos os bancos no mundo sofrem com maiores prêmios de risco. Esse processo se torna mais dramático no caso das menores instituições locais, que enfrentam custo de captação mais elevado desde os problemas com o banco PanAmericano, que assustou os investidores.
Mas, de modo geral, as companhias brasileiras precisam se acostumar com oscilações de preços em momentos mais turbulentos, diz André Silva, diretor do Deutsche Bank. Segundo ele, à medida que as empresas se aproximam de notas de risco mais elevadas, as variações de preços se tornam menores e mais sujeitas a oscilações. (FT)
Notícias Técnicas
Originalmente estabelecido nas Cartas‑Convite encaminhadas às pessoas jurídicas habilitadas, fica prorrogado até 15 de fevereiro de 2026
Atualização normativa do CFC deixa explícita, pela primeira vez, a exigência inequívoca de assinatura digital do contador em todos os documentos comprobatórios
Devido aos inúmeros relatos de erros e falhas no Sistema Nacional da NFS-e, a FENACON, encaminhou ofício à Receita Federal, cobrando esclarecimentos e solução técnica
O Carnaval é feriado? Os trabalhadores poderão curtir o Carnaval sem expediente laboral?
Notícias Empresariais
A instabilidade do trabalho moderno é real. Mas ela pesa menos quando existe clareza sobre o que você constrói
Se o aumento de renda compra apenas mais preocupação, algo importante saiu do lugar e merece ser revisto
Edital da PGFN foi prorrogado até o próximo dia 30 de janeiro. Empresas podem garantir até 100% de descontos nos juros dos débitos
A reforma tributária e juros elevados tornam a figura do planejador financeiro um colaborador estratégico nas empresas
Novo salário mínimo altera valor do DAS-MEI; obrigatoriedade da nota fiscal só muda em 2027
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional