Publicada orientação de preenchimento da EFD Contribuições para concessionárias de serviços de exploração de rodovia
Área do Cliente
Notícia
Max Gehringer destaca a importância da informação na hora de empreender
Informação é o primeiro passo!
O administrador Max Gehringer, comentarista da rádio CBN e do programa dominical Fantástico da Rede Globo, foi responsável pela palestra magna de encerramento da XXI Convenção da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) na semana passada (dia 08), em Foz do Iguaçu. Com o tema “Carreira & Emprego”, o convidado destacou a importância de aproveitar todos os cursos e oportunidades, além de ter boas informações na hora de abrir um negócio.
O palestrante deu duas dicas aos participantes do encontro: o curso Empretec do SEBRAE, que fornece várias informações, como o que é um plano de negócios e a importância do marketing na hora de montar uma empresa; e a necessidade de dominar a língua portuguesa para superar erros de gramática e concordância. “A expressão oral é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento”, afirma o administrador.
Gehringer contou um pouco da trajetória brasileira no mundo dos negócios. Segundo ele, até o século XIX, o Brasil era um país agrícola. Já no século XX, com o êxodo rural e a mudança das pessoas pra zona urbana, o país criou bons empregados, mas faltaram programas para criar bons empreendedores. Um dos motivos foi a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1934, e o estabelecimento do salário mínimo, em 1940. “Com um salário fixo no final do mês e um máximo de horas para trabalhar, os pais criaram os filhos para serem empregados”, explica.
No começo da década de 80, o país quebrou devido à elevada dívida externa e isso levou a uma redução no número de funcionários nas empresas. Aliado a isso, a proliferação dos cursos superiores nos anos 90 levou a uma mudança na relação empregador/empregado, o que resulta em uma alta rotatividade dentro das empresas.
O administrador destaca dois pontos que os empresários devem observar na hora de contratar um funcionário: é preciso entender por que a pessoa deseja trabalhar naquela empresa, ela tem que ter um motivo que não a faça mudar logo para outro emprego; e é necessário conhecer o coração e o sentimento dos candidatos. “Não se preocupe com o que a pessoa traz por escrito, olhe nos olhos. Para mim, o importante é trabalhar com pessoas emotivas”, argumenta.
Ao falar sobre associativismo, tema central do evento, o palestrante abordou que as associações fazem com que os empresários se sintam mais fortes, pois, se um ajuda o outro, todos saem fortalecidos: “Com o associativismo, a cidade se organiza para ser cada vez mais forte. Se o negócio do concorrente não der certo, é menos consumidor para os seus produtos também”.
Gehringer fechou sua palestra falando sobre a ascensão das mulheres no mercado de trabalho: “As mulheres chegaram com força e como grandes empreendedoras. Isso representa um grande salto ao unir o conhecimento do homem com a intuição e a emoção da mulher”.
Notícias Técnicas
Originalmente estabelecido nas Cartas‑Convite encaminhadas às pessoas jurídicas habilitadas, fica prorrogado até 15 de fevereiro de 2026
Atualização normativa do CFC deixa explícita, pela primeira vez, a exigência inequívoca de assinatura digital do contador em todos os documentos comprobatórios
Devido aos inúmeros relatos de erros e falhas no Sistema Nacional da NFS-e, a FENACON, encaminhou ofício à Receita Federal, cobrando esclarecimentos e solução técnica
O Carnaval é feriado? Os trabalhadores poderão curtir o Carnaval sem expediente laboral?
Notícias Empresariais
A instabilidade do trabalho moderno é real. Mas ela pesa menos quando existe clareza sobre o que você constrói
Se o aumento de renda compra apenas mais preocupação, algo importante saiu do lugar e merece ser revisto
Edital da PGFN foi prorrogado até o próximo dia 30 de janeiro. Empresas podem garantir até 100% de descontos nos juros dos débitos
A reforma tributária e juros elevados tornam a figura do planejador financeiro um colaborador estratégico nas empresas
Novo salário mínimo altera valor do DAS-MEI; obrigatoriedade da nota fiscal só muda em 2027
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional