Publicada orientação de preenchimento da EFD Contribuições para concessionárias de serviços de exploração de rodovia
Área do Cliente
Notícia
Melhora da qualidade de crédito está perto do pico
O pico esperado pela agência, no entanto, não significa necessariamente que haverá uma reversão do movimento de melhora da qualidade do crédito, explica Goossens.
Depois de um dos semestres mais positivos para as empresas brasileiras em termos de melhora da qualidade de crédito, a agência de risco americana Moody's acredita que essa tendência possa estar próxima de um pico. Ao longo do ano, até setembro, a agência realizou 24 ações positivas para as companhias da América Latina, a maior parte delas para as empresas brasileiras (20) - incluindo dois graus de investimento para Braskem e Localiza -, contra apenas seis movimentos negativos na região.
"Essa foi a melhor performance vista desde o início da crise, em 2008", disse Filippe Goossens, vice-presidente sênior de crédito corporativo para América Latina da Moody's. O trimestre encerrado neste mês deve marcar o novo período consecutivo em que as ações positivas (definidas como elevação de rating, colocação em avaliação para possível elevação e adoção de perspectiva positiva) superaram as negativas.
O pico esperado pela agência, no entanto, não significa necessariamente que haverá uma reversão do movimento de melhora da qualidade do crédito, explica Goossens. Segundo ele, a expectativa é de que haja uma divisão entre os diversos setores da atividade econômica, com alguns respondendo melhor do que outros tanto por questões próprias das empresas, quanto por dificuldades impostas pelo agravamento da crise internacional, que vem mudando rapidamente, especialmente na Europa.
Entre os setores que podem sofrer certa pressão na perspectiva futura estão as indústrias básicas, como papel e celulose, siderurgia e mineração. Já entre os que devem manter o vigor estão os segmentos ligados ao consumo e também o setor de telecomunicação, diz a Moody's.
Na média, portanto, a perspectiva para a qualidade de crédito na América Latina é de estabilidade pelos próximos seis meses, diz o executivo. "Esperamos um desempenho mais balanceado, com alguns setores performando melhor do que outros. Esperamos certa estabilidade", conclui Goossens, autor do relatório "Latin American Corporate Credit Quality: Approaching a Peak?", da Moody's.
O executivo lembra ainda que, de maneira geral, as empresas da América Latina estão em melhores condições do que estavam em 2008, quando a crise se aprofundou após a quebra do banco americano Lehman Brothers. Segundo ele, isso fica claro quando se analisa tanto a flexibilidade financeira das companhias na região quanto o risco de refinanciamento das dívidas.
O destaque nesse longo período de melhora da qualidade de crédito para as grandes empresas da América Latina foi o Brasil. O desempenho das brasileiras, diz o executivo, reflete o processo de amadurecimento do país, com posição de liderança na região e ganhando cada vez mais espaço no cenário global.
Goossens diz ainda que outras duas empresas brasileiras estão em processo de revisão para possível elevação de suas notas de crédito (Gerdau e Cosan), com possibilidade de mais uma companhia local atingir o grau de investimento. (FT)
Notícias Técnicas
Originalmente estabelecido nas Cartas‑Convite encaminhadas às pessoas jurídicas habilitadas, fica prorrogado até 15 de fevereiro de 2026
Atualização normativa do CFC deixa explícita, pela primeira vez, a exigência inequívoca de assinatura digital do contador em todos os documentos comprobatórios
Devido aos inúmeros relatos de erros e falhas no Sistema Nacional da NFS-e, a FENACON, encaminhou ofício à Receita Federal, cobrando esclarecimentos e solução técnica
O Carnaval é feriado? Os trabalhadores poderão curtir o Carnaval sem expediente laboral?
Notícias Empresariais
A instabilidade do trabalho moderno é real. Mas ela pesa menos quando existe clareza sobre o que você constrói
Se o aumento de renda compra apenas mais preocupação, algo importante saiu do lugar e merece ser revisto
Edital da PGFN foi prorrogado até o próximo dia 30 de janeiro. Empresas podem garantir até 100% de descontos nos juros dos débitos
A reforma tributária e juros elevados tornam a figura do planejador financeiro um colaborador estratégico nas empresas
Novo salário mínimo altera valor do DAS-MEI; obrigatoriedade da nota fiscal só muda em 2027
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional