IN também alinha regra aplicável às empresas do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
Inadimplência do consumidor avança 3% em agosto
De janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, o índice subiu 23,4%.
A inadimplência registrou alta de 3% em agosto, na comparação com o mês imediatamente anterior. Segundo o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta segunda-feira (12), a variação praticamente repete o comportamento registrado em julho, quando houve alta de 2,9%.
Na comparação anual, observando o resultado de agosto deste ano e o registrado no oitavo mês do ano passado, a inadimplência do consumidor cresceu 29,2%. De janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, o índice subiu 23,4%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros elevados no crédito e as compras parceladas no Dia dos Pais continuaram a impactar a inadimplência do consumidor no mês passado. O aumento nos registros de dívidas não honradas junto aos bancos reafirma a alta do índice.
Por outro lado, os economistas ressaltam que com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, em novembro, o consumidor poderá priorizar o pagamento das dívidas assumidas anteriormente.
Decomposição
A inadimplência com os bancos foi a modalidade que mais pressionou o índice mensal. Com um crescimento de 6%, as dívidas com os bancos contribuíram com 2,9 pontos percentuais na variação total do índice.
Já as dívidas não bancárias, que contemplam cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água contribuíram com - 0,3 ponto percentual na variação do índice, já que apresentaram queda de 0,8% na passagem de julho a agosto deste ano.
Os títulos protestados, que aumentaram 0,6% no período, não tiveram impacto na variação do índice. Já os cheques sem fundos apresentaram alta de 4,5% no período, com contribuição 0,5 p.p.
Notícias Técnicas
Foi sancionada a Lei 15.257/25, que revoga leis antigas da Previdência Social. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13)
Publicação de outubro de 2025 remove capítulos do envio síncrono, consolida APIs REST e reforça requisitos técnicos, segurança e boas práticas para integração com a EFD-Reinf
Nova nota técnica atualiza os leiautes da NF-e e da NFC-e para atender às regras da Reforma Tributária de Consumo
Pesquisa foi realizada com a participação de 1.390 executivos de oito setores. Confira também outros destaques de Legislação
Notícias Empresariais
O que empresas inovadoras mostram é que produtividade não está apenas no fazer. Está no pensar, no priorizar e no proteger energia mental para aquilo que realmente importa
No acumulado do ano, o indicador registrou deflação de 0,80%, e, em 12 meses, teve alta de 0,34%; resultado veio em linha com expectativas
Ferramentas de IA podem ajudar as PMEs contra as fraudes?
As novas regras do PAT redefinem taxas, interoperabilidade e competitividade, ampliando o poder de escolha do trabalhador e trazendo mais segurança para empresas, RH e comércio
O valor equivale a cerca de 2,9% do PIB
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional