Foi disponibilizada neste portal a nova interface para geração e validação dos campos da Reforma Tributária com foco específico em NFe e NFCe
Área do Cliente
Notícia
Governo teme que, com crise, dólar caia mais
Preocupação é que acordo atrase recuperação da americana. Tombini diz que Brasil está preparado
O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Cozendey, disse ontem que o acordo firmado entre o presidente americano Barack Obama e o Congresso para elevar o teto da dívida dos EUA ainda provoca incertezas. O acordo - que prevê um forte corte de gastos - foi anunciado no domingo por Obama e aprovado ontem na Câmara, mas ainda depende do aval do Senado. A maior preocupação do governo brasileiro é que o acordo atrase ainda mais a recuperação da economia americana, afetando também o cenário global e forçando ainda mais a queda do dólar. Além disso, o acerto não resolve a questão do endividamento do país no longo prazo.
- O acordo ainda deixa muita margem para o que vai acontecer. Ele afasta incertezas de mais curto prazo, mas não resolve definitivamente o problema de longo prazo de sustentabilidade da dívida - afirmou Cozendey.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez ontem uma avaliação do quadro americano durante reunião da coordenação política de governo no Palácio do Planalto. Ele ressaltou, por exemplo, o risco de o ajuste fiscal negociado por Obama agravar ainda mais o cenário econômico do país e aumentar o desemprego local.
Focus eleva previsão de inflação a 5,30% em 2012
Mais otimista, o presidente do Banco Central Alexandre Tombini disse ontem em palestra para empresários mineiros acreditar que o Brasil está preparado para um cenário de maior estresse da economia global, causado pela crise da dívida federal americana e uma eventual redução do fluxo de capitais para o país.
Tombini citou a manutenção da política de câmbio flutuante, a robustez do mercado interno brasileiro e o bom volume de reservas internacionais em caixa como fatores que permitiriam ao país absorver o choque externo, a exemplo do que ocorreu na crise financeira de 2008.
- O cenário internacional requer cautela, mas temos adotado medidas providenciais que visam a proteger o sistema financeiro e a economia como um todo. Essa situação global é permanente. Em algum momento haverá uma reversão (do fluxo de capitais no país) e temos que estar preparados para isso - disse o presidente do BC, que participou ontem de almoço com cerca de cem líderes empresariais na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.
Diante da sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom) de que o objetivo do Banco Central, agora, é trabalhar para deixar a inflação dentro da meta (de 4,5% ao ano) num horizonte mais longo, analistas do mercado elevaram a projeção para o IPCA e reduziram a da Taxa Selic para 2012. Segundo pesquisa semanal Focus, do BC, a previsão da inflação para 2012 subiu de 5,28% para 5,30%. Já a dos juros baixou de 12,75% para 12,50% ao ano.
Notícias Técnicas
A partir de 30/11/2025, os endereços abaixo não existirão mais, sendo necessário passar a usar as APIs do modo assíncrono.
Confira as instruções normativas, leis, resoluções e soluções de consulta editadas entre 1º e 31 de outubro de 2025 pelos órgãos federais e estaduais
Com a possível taxação dos dividendos em 2026, profissionais da contabilidade precisam liderar o planejamento de lucros, rever estratégias e orientar decisões que afetam diretamente o caixa e a remuneração dos sócios
Alta de novos CNPJs contrasta com fechamento precoce de empresas, reforçando o papel estratégico do contador na redução de riscos e na construção de negócios sustentáveis
Notícias Empresariais
Planejamento de caixa, renegociação e cortes seletivos estão entre as ações que garantem fôlego financeiro e competitividade
Estudos mostram: ser gentil consigo mesmo aumenta a motivação e acelera o aprendizado rumo ao sucesso
Descubra como implementar um Regime Fácil para o crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil
A vulnerabilidade que não aparece nos relatórios, mas que define o futuro das equipes e da cultura organizacional
Ibovespa oscilou dos 153.234,96 até os 154.352,25 pontos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional