A Reforma Tributária substitui os diversos tributos sobre consumo por um modelo de IVA Dual Imposto sobre Valor Adicionado
Área do Cliente
Notícia
Juros ao consumidor devem voltar a subir nos próximos meses
Vai subir pouco, mas vai subir
Depois de altas consecutivas, as taxas de juros ao consumidor voltaram a cair em junho, de acordo com dados da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Segundo o coordenador de pesquisas econômicas da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, no entanto, a expectativa é de que as taxas de juros voltem a ser elevadas nos próximos meses, por conta da provável elevação da taxa básica de juro – a Selic – hoje em 12,25% ao ano.
Segundo o último relatório Focus, a taxa básica de juro deve fechar este ano em 12,75%. A expectativa,divulgada no início da semana, teve a primeira elevação após nove semanas acreditando que a Selic terminaria o ano em 12,50%.
“Essa alta da Selic, prevista para as duas próximas reuniões do Copom, deve fazer com que as taxas de juros ao consumidor subam em julho e em agosto”, afirma Oliveira. Segundo o economista, de 6,80% ao mês, registrada em junho, a taxa deve chegar a 6,84% em dois meses. “Vai subir pouco, mas vai subir”.
Modalidades de crédito
De acordo com Oliveira, com exceção do cartão de crédito, cujas taxas vêm mantendo estabilidade há um bom tempo, permanecendo no maior patamar desde junho de 2000, todas as demais taxas devem subir.
“Aquelas com maior risco, como cheque especial, por exemplo, devem ter as maiores altas, mas todas as modalidades devem ter aumento”, revela.
Para o economista, no entanto, um fator pode fazer com que as taxas, principalmente o CDC usado na compra de automóveis, diminua. “Vai depender da competição do setor. Caso os estoques das montadoras permaneçam altos, pode ser que haja uma redução destas taxas para incentivar a compra de veículos”, pondera.
2011
Apesar de acreditar em altas no curto prazo, Oliveira estima que as taxas devem voltar a cair no final do ano. Segundo ele, o movimento deve ser de alta em julho e agosto, manutenção em setembro e outubro e redução em novembro e dezembro.
“Com o aumento da renda da população, por causa de 13º salário no final do ano, e procura maior por crédito, tradicional no período, as taxas voltar a cair nos últimos meses do ano, mesmo que a Selic se mantenha no mesmo patamar de agosto”, finaliza.
Notícias Técnicas
Uma prática muito comum no comércio de varejo será proibida a partir de 5 de janeiro de 2026
Confira os ajustes no sistema para manter a conformidade fiscal e evitar multas
Portaria DIRBEN/INSS nº 1.310 traz ajustes para dar mais clareza e segurança jurídica aos segurados e profissionais do programa
Manutenção do SEI ocorrerá das 8h às 21h e pode afetar o envio de documentos e o acesso a processos eletrônicos
Notícias Empresariais
Quando o líder compreende antes de exigir, inspira em vez de impor. E é dessa combinação de sensibilidade e propósito que nascem as equipes mais fortes
Especialista alerta para reforço na gestão financeira, digitalização e parcerias como alternativas ao financiamento
Estudo mostra que hobbies criativos rejuvenescem o cérebro em até sete anos e fortalecem a saúde mental
A tecnologia deixou de ser tema de laboratório ou de experimentação pontual para se tornar uma infraestrutura invisível de eficiência e vantagem competitiva
Elaborar o 13° salário, férias coletivas, PLR, entre outras obrigações constam na lista deste importante setor
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional