A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Faturamento no segundo trimestre deverá ser melhor para empresários brasileiros
A maior fatia de otimismo está concentrada nas médias empresas, onde 89% de seus executivos acham que o faturamento do período será superior ao passado.
O faturamento para o 2º trimestre deste ano deverá ser melhor para a maioria dos empresários brasileiros , revelou a pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, divulgada nesta terça-feira (22).
No geral, 60% irão rever o faturamento. Destes, 88% dos executivos projetam ganhos melhores para este período, enquanto 12% avaliam como pior do que os três meses iniciais do ano. No trimestre de abertura, 85% revisaram para expansão e 15% para o recuo.
A maior fatia de otimismo está concentrada nas médias empresas, onde 89% de seus executivos acham que o faturamento do período será superior ao passado. Nas pequenas, essa opinião é de 88% dos empresários e nas grandes, de 83%.
Levando-se em conta os setores da economia, funcionários da indústria (90%), serviços (88%) e comércio (87%) apresentaram níveis de otimismo praticamente iguais.
Por fim, a análise por regiões identificou que 95% dos empresários do Norte projetam aumento no faturamento para este ano. O Sudeste veio a seguir com 89%, o Nordeste com 88%, Sul com 87% e Centro-Oeste com 86%.
Melhorias
Apenas 32% dos empresários entrevistados vão aumentar, no segundo trimestre de 2011, seus investimentos em equipamentos, obras de ampliação, aquisições e modernização de sua empresa, na comparação com o trimestre anterior.
De acordo com a Serasa, 54% vão manter o que tinham planejado, 9% irão adiar investimentos e apenas 5% vão cortá-los.
Nas grandes empresas estão os empresários mais dispostos a aumentar investimentos no 2º trimestre de 2011, com 40% deles. Nas pequenas empresas são 32% investindo mais e nas médias, 29%.
A maior intenção de investir mais está entre os empresários das instituições financeiras, onde 48% deles afirmaram incrementar as aplicações. Nos serviços são 33%, no comércio, 32%, e na indústria, 29%.
Os empresários farão investimentos crescentes, no 2º trimestre, no Nordeste (43%), Norte (42%), Centro-Oeste (34%), Sudeste (30%) e Sul (29%).
Funcionários
Apenas 35% dos empresários vão ampliar a contratação de mão-de-obra, 58% vão manter a atual e 7% vão enxugá-la, de acordo com a pesquisa. No 1º trimestre eram 27% com a intenção de contratar mais, 65% mantendo e 8% com planos de reduzir seu pessoal.
No setor de serviços, para o 2º trimestre, 40% de seus empresários vão aumentar seu quadro de pessoas e 54% não farão alterações. Para 38% dos executivos das instituições financeiras a contratação crescerá. Na mesma tendência vão 35% dos empresários da indústria e 28% dos do comércio.
Nas grandes empresas, 38% de seus empresários pretendem expandir o quadro de funcionários. Nas pequenas são 35% e nas médias 33%.
No Norte, 53% dos empresários vão contratar mais pessoal no 2º trimestre. Na mesma perspectiva estão 37% dos empresários do Centro-Oeste, 35% do Sul, 34% do Nordeste e 32% do Sudeste.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional