A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
A Comunicação e a Pequena e Média Empresa
Muitos se envolvem com áreas vitais da empresa como a financeira, a logística e a comercial e ignoram a importância da comunicação planejada
A rotina de um empresário está muito próxima a de um super-herói. Isso porque a cada dia, desde o amanhecer, ele se ocupa de salvar o fluxo de caixa, proteger a imagem da empresa, desbravar as vontades dos clientes e ainda ser aquele bom moço, que desperta o interesse dos melhores fornecedores e talentos do mercado.
O resultado de tantas demandas é que nem sempre dá para salvar todas as mocinhas (ou áreas da empresa) que estão em perigo. E a negligência pode ser fatal. Não é à toa que pesquisa realizada pelo SEBRAE apontam que cerca de 60% dos empreendimentos conseguem chegar no quinto ano de vida. Isso, em números absolutos é muito, principalmente se considerarmos que o Brasil é um dos países mais empreendedores do planeta.
Um bom plano de negócios e a habilidade gerencial do empreendedor são fundamentais para reduzir essas estatísticas. Em muitos casos, um bom “óculos” também se faz necessário. Digo isso porque muitos se envolvem com áreas vitais da empresa como a financeira, a logística e a comercial e ignoram a importância da comunicação planejada (seja por ele ou mesmo delegada a um especialista). Isso se dá, muitas vezes, por que acreditam que não tem tempo ou dinheiro para investir em comunicação. Infelizmente isso é uma grande miopia e que contribui para as estatísticas de insucesso de muitos empreendedores.
Não sou oftalmologista, mas vou ampliar duas situações para facilitar a visão de risco de médio e longo prazo de alguns empreendedores. Os cenários futuros deixo para que cada um promova por meio de suas ações:
- as empresas de todos os portes, intencionalmente ou não, emitem mensagens que são interpretadas pelo mercado. Quando não há planejamento da exposição da empresa, não há como antever (e por conseqüência, corrigir desvios) os resultados dessa comunicação com o mercado. Ou seja, se o empreendimento não se comunica de modo ativo e planejado, ele o faz de forma inconsciente. Como resultado, a comunicação pode ser realizada de modo parcial, inconstante ou ineficiente, podendo prejudicar a imagem da empresa e do empresário.
- um dos maiores fatores desmotivacionais é a falta de informação. O colaborador, quando não conhece a empresa, não sabe o que ela pensa, onde deseja chegar e qual o seu papel dentro desse contexto, não consegue se comprometer e , muitas vezes, fica alienado dentro do processo produtivo. A comunicação não motiva, mas exerce papel importante no que se refere a clarear e divulgar significado e propósito organizacional.
Não posso encomendar lentes de contatos para melhorar a visão de ninguém, ainda mais que nunca vi super-herói de óculos. Pela minha experiência de mercado, entretanto, posso firmar que nos dois casos ampliados acima, um pequeno investimento em comunicação poderia economizar, em muito, os recursos alocados para ações de gerenciamento de crises ou de recursos humanos, que em alguns casos ocorrem de maneira pontual.
O importante é desmistificar o conceito de caro e barato e pensar em resultados empresariais. Afinal, qual é o preço que sua empresa está pagando por não se comunicar bem com seus steakeholders?
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional