Novas regras para multas por atraso na entrega (MAED) do PGDAS-D e na DEFIS começam em 01 de Janeiro de 2026
Área do Cliente
Notícia
Comunicação eficiente garante visibilidade e credibilidade para os negócios
Especialistas revelam que entre as notícias divulgadas das companhias pela imprensa, 65% delas eram sobre problemas de gestão
A comunicação institucional é vital para alcançar dos objetivos de uma determinada organização, em termos de visibilidade de seus negócios. Para isso é importante contar com o auxilio de uma boa assessoria de imprensa, no papel de intermediador entre o cliente e os veículos de comunicação. Com isso os produtos ou serviços da instituição ganham em credibilidade.
Especialistas revelam que entre as notícias divulgadas das companhias pela imprensa, 65% delas eram sobre problemas de gestão (irregularidades, desvios e mau desempenho financeiro), seguidos de defeitos, ressarcimentos e recalls de produtos ou serviços com 20%, depois com 7,6% de propaganda enganosa e 7,4% devido a fechamento e demissões.
Entre as matérias publicadas na mídia das instituições no momento de crise, 43,6% delas não conseguiram apresentar argumentos diante dos fatos. Já as que expuseram, 51,2% das companhias fizeram de maneira correta e 44% não esclareceram os problemas atribuídos a elas.
Por isso é fundamental que na atualidade, tanto empresas como pessoas utilizem os serviços de uma assessoria especializada, pois ela executa o papel de facilitador de relacionamento entre a empresa e a mídia, por meio da divulgação inequívoca dos acontecimentos. Consequentemente, como resultado, a empresa poderá atingir positivamente o seu público-alvo, seja ele: funcionários, clientes, fornecedores, sociedade, autoridades, dentre outros.
Também é importante que as organizações estejam preparadas para responder aos veículos de comunicação tanto nos momentos bons como ruins. "Quando uma empresa não se preocupa com sua reputação institucional, os erros de comunicação aumentam. Uma falha comum, é a falta de preparação de executivos para atender os questionamentos da mídia", explica a jornalista Clarice Pereira, especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Entre as dicas que a profissional sugere, uma delas é que todos da companhia, inclusive, porteiros, telefonistas e secretárias estejam preparados. Já para o porta-voz, que representa a instituição, é importante que tenha segurança sobre o assunto que vai expor. "O entrevistado vai encontrar desde jornalistas recém-formados e estagiários como aqueles com vasta experiência na análise da matéria", afirma.
Para as empresas que querem ocupar espaços nos meios de comunicação, Clarice diz que é preciso prestar atenção no tipo de notícia vai atrair o interesse da mídia, como: fatos relevantes ou impactantes, atualidades, a proximidade física, novidades que agreguem conhecimento e, principalmente, situações de conflitos. “Por isso é importante estar preparado, se possível, assessorado por profissionais gabaritados que irão colocar os seus conhecimentos a respeito dos critérios jornalísticos a serviço de seus representados”, informa.
De acordo com a analista, um trabalho de comunicação bem executado zela pela imagem institucional, serve como ferramenta para a conquista de credibilidade junto ao seu público-alvo, possibilita o contato com formadores de opinião, e traz outras contribuições.
"Os benefícios advindos desse relacionamento valem o esforço, com maior aceitação de suas atividades. Até mesmo o trabalho dos colaboradores dessas organizações melhora, pois a comunicação tem a capacidade de mudar cenários até então imutáveis", complementa Clarice.
Notícias Técnicas
Norma inclui mais 85 benefícios fiscais e atualiza regras de informação à Receita Federal
O Fisco publicou, nesta 2ª feira (15.dez.2025), um informe técnico que traz orientações relacionadas as tabelas cClasstrib
O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional
Foi com grande alarde que muitos profissionais que publicam posts e informações nas redes sociais comemoram a publicação da Solução de Consulta COSIT nº 244/2025
Notícias Empresariais
A maioria das empresas perde clientes por um erro emocional, não por um erro técnico
Quando ignorada, a sobrecarga torna-se a porta de entrada para a exaustão e o burnout, e é muito mais comum do que a maioria dos líderes imagina
Com pico de contratações temporárias e múltiplas demandas, Inteligência Artificial ganha protagonismo ao automatizar triagens, onboarding e escalas no mês mais crítico para o RH
Reforma tributária, gestão de caixa e uso de dados pressionam empresas a rever competências financeiras
Instituição aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional