O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Comércio on-line com garantia para o cliente
Ministério da Justiça divulga diretrizes que traduzem direitos do Código de Defesa do Consumidor para internet
Traduzir os direitos já garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) para o comércio eletrônico, reforçando a necessidade de clareza, informação e registro nas transações on-line. Esse é o objetivo das diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SDNC), Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis para a atividade, divulgadas pelo Ministério da Justiça, na 65ª Reunião do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), encerrada ontem no Rio.
- É um avanço importante para o consumidor, mas também para o fornecedor. O ponto central da relação eletrônica é a confiança. O consumidor comprará mais ao se sentir protegido.
É preciso transportar para o meio eletrônico as garantias que existem no comércio tradicional.
Essa adaptação se dá por providências práticas, como o consumidor poder armazenar informações que julgar necessárias para saber que produto vai adquirir, obter do fornecedor a confirmação do pedido - cita Mariana Tavares, secretária de Direito Econômico.
De outubro de 2004 a janeiro de 2010, o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor - que reúne as queixas de todos os Procons - registrou 22 mil reclamações sobre compras on-line. Segundo Mariana, o número, somado ao crescente interesse pelo e-commerce sinaliza a necessidade de se trabalhar num entendimento sobre o tema.
Agora, os Procons começam a formular uma cartilha para consumidores e fornecedores com uma linguagem ainda mais acessível.
Entre as questões controversas, destaca, estavam o direito a arrependimento e a identificação dos fornecedores: - A questão do arrependimento, quando se trata do comércio à distância para o sistema estava clara, mas algumas não se materializavam, como o direito do consumidor para toda transação.
Outra coisa é quem procurar quando der problema? Você não sabe quem é o fornecedor, tem nome fantasia da loja, mas não sabe de fato quem é.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional