Presidente do INSS divulgou os números parciais do primeiro dia de disponibilização do serviço que permite ao beneficiário informar se autorizou ou não o desconto
Área do Cliente
Notícia
Comunicação Interna: atributo para vantagem competitiva
O objetivo macro de um processo de comunicação com os colaboradores é criar verdadeiros embaixadores da empresa.
Se tivéssemos de eleger um, o público principal de qualquer organização é – ou deveria ser – seu público interno. Afinal, são as pessoas que executam as estratégias organizacionais; são elas que produzem o resultado e que, portanto, garante a perenidade do negócio. Mais do que meramente informativa, a comunicação com o público interno deve ser motivadora e gerar o sentimento de pertencimento necessário à identificação e ao entendimento do papel de cada um no contexto da empresa.
Assim, a comunicação interna é um processo indispensável para pensar e entender a organização. Sendo as empresas formadas por pessoas, que têm diferentes experiências, vivências e posturas, faz-se necessário o estabelecimento de uma comunicação que considere tais fatores. O grande enfoque passa a ser a geração de sentido, de significado para o entendimento e aceitação dos comportamentos esperados.
O objetivo macro de um processo de comunicação com os colaboradores é criar verdadeiros embaixadores da empresa. Esse certamente seria o nível máximo de envolvimento, comprometimento, o “vestir a camisa”, como muito ouvimos falar. Para tanto, é preciso entender que o funcionário executa muitos outros papéis, além o de trabalhar em determinada empresa. Ele faz parte da opinião pública, tem suas crenças, valores e experiências pessoais. Se esse público estiver bem informado e positivamente motivado, será um meio propagador – de alta credibilidade – das mensagens da companhia.
Sendo assim, é preciso encarar a comunicação interna como uma efetiva ferramenta de apoio à gestão e ao alcance dos objetivos da organização. O raciocínio é simples: pessoas bem informadas, com sentimento de pertencimento e participação no grupo, trabalham melhor, têm mais produtividade e, por conseguinte, geram mais resultados. Esse é o ciclo de valor da comunicação. É dessa forma que se justificam as ações e os investimentos nesse processo.
Na era do conhecimento, este acaba sendo o maior patrimônio de uma organização: a capacidade de utilizar a informação a seu favor, de forma mais eficiente e rápida que seus concorrentes. Trata-se de uma sistemática de análise e reação imediata aos cenários, o que certamente agrega em vantagem competitiva para qualquer empresa.
Mobilizar e envolver todos os atores internos sob essa premissa é uma das tarefas da comunicação. Afinal, é através dos processos comunicativos que a empresa torna-se criadora de significados organizacionais por meio da interpretação de informações e da produção de conhecimento.
Trata-se de um tema realmente fascinante, na medida em que precisa considerar aspectos tão particulares, específicos e subjetivos do comportamento humano. E cada vez mais esse assunto vem ganhando espaço nas organizações, visto que as empresas precisaram encontrar novas formas de se diferenciar no mercado, que não fosse apenas por seus produtos e serviços. Agora, o diferencial é justamente o aspecto humano, o olho no olho, a personificação de uma estrutura empresarial, antes fria e autoritária, que precisou se reinventar para galgar patamares mais elevados. E como anda a comunicação interna na sua empresa?
Notícias Técnicas
Começou na quarta-feira, 14, o período para que os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informem o não reconhecimento de descontos feitos em seus benefícios
O governo Lula ainda não tem um plano para ressarcir parte dos idosos lesados pelas fraudes do INSS
Mais uma edição do clássico Exame de Suficiência teve o seu edital publicado. Com isso, também foram abertas as inscrições para os interessados em participar da nova seleção: o Exame CFC 2025.2
A atualização cadastral de prenome e gênero autodeclarados é um direito sem necessidade de comprovação documental
Notícias Empresariais
Parceria ampliará financiamento a empresas brasileiras e chinesas
Percepção dos brasileiros sobre o cenário econômico do país despreza resultados positivos do PIB e desemprego. Para especialistas, popularidade de Lula depende de controlar a inflação
Diplomatas e especialistas em relações internacionais e comércio exterior ouvidos se dividem. Alguns afirmam que o Brasil está perigosamente dependente do gigante asiático, enquanto outros avaliam que o que existe é uma relação de dependência mútua
Esta descoberta, além de intrigante, pode transformar a compreensão da história geológica e cultural do País
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional