Esclarece os procedimentos a serem adotados pelos empregadores, para o correto recolhimento do FGTS relativo ao 13º salário e às remunerações na competência de desligamento
Área do Cliente
Notícia
Comunicação Interna: atributo para vantagem competitiva
O objetivo macro de um processo de comunicação com os colaboradores é criar verdadeiros embaixadores da empresa.
Se tivéssemos de eleger um, o público principal de qualquer organização é – ou deveria ser – seu público interno. Afinal, são as pessoas que executam as estratégias organizacionais; são elas que produzem o resultado e que, portanto, garante a perenidade do negócio. Mais do que meramente informativa, a comunicação com o público interno deve ser motivadora e gerar o sentimento de pertencimento necessário à identificação e ao entendimento do papel de cada um no contexto da empresa.
Assim, a comunicação interna é um processo indispensável para pensar e entender a organização. Sendo as empresas formadas por pessoas, que têm diferentes experiências, vivências e posturas, faz-se necessário o estabelecimento de uma comunicação que considere tais fatores. O grande enfoque passa a ser a geração de sentido, de significado para o entendimento e aceitação dos comportamentos esperados.
O objetivo macro de um processo de comunicação com os colaboradores é criar verdadeiros embaixadores da empresa. Esse certamente seria o nível máximo de envolvimento, comprometimento, o “vestir a camisa”, como muito ouvimos falar. Para tanto, é preciso entender que o funcionário executa muitos outros papéis, além o de trabalhar em determinada empresa. Ele faz parte da opinião pública, tem suas crenças, valores e experiências pessoais. Se esse público estiver bem informado e positivamente motivado, será um meio propagador – de alta credibilidade – das mensagens da companhia.
Sendo assim, é preciso encarar a comunicação interna como uma efetiva ferramenta de apoio à gestão e ao alcance dos objetivos da organização. O raciocínio é simples: pessoas bem informadas, com sentimento de pertencimento e participação no grupo, trabalham melhor, têm mais produtividade e, por conseguinte, geram mais resultados. Esse é o ciclo de valor da comunicação. É dessa forma que se justificam as ações e os investimentos nesse processo.
Na era do conhecimento, este acaba sendo o maior patrimônio de uma organização: a capacidade de utilizar a informação a seu favor, de forma mais eficiente e rápida que seus concorrentes. Trata-se de uma sistemática de análise e reação imediata aos cenários, o que certamente agrega em vantagem competitiva para qualquer empresa.
Mobilizar e envolver todos os atores internos sob essa premissa é uma das tarefas da comunicação. Afinal, é através dos processos comunicativos que a empresa torna-se criadora de significados organizacionais por meio da interpretação de informações e da produção de conhecimento.
Trata-se de um tema realmente fascinante, na medida em que precisa considerar aspectos tão particulares, específicos e subjetivos do comportamento humano. E cada vez mais esse assunto vem ganhando espaço nas organizações, visto que as empresas precisaram encontrar novas formas de se diferenciar no mercado, que não fosse apenas por seus produtos e serviços. Agora, o diferencial é justamente o aspecto humano, o olho no olho, a personificação de uma estrutura empresarial, antes fria e autoritária, que precisou se reinventar para galgar patamares mais elevados. E como anda a comunicação interna na sua empresa?
Notícias Técnicas
Pacote de integração Versão 1.0.0 inclui o Manual de Orientação do Usuário (MOD), Leiautes, Schemas XSD e Regras de Validação
O Ajuste SINIEF nº 43/2025 prorrogou algumas alterações importantes na NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
Foi publicado, no Diário Oficial da União, na terça-feira (9), o Ajuste SINIEF nº 49/2025, que adequa a legislação do ICMS às novas regras da Reforma Tributária
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de Exploração de Via, iniciou um programa piloto destinado as Concessionárias de Exploração de Rodovias
Notícias Empresariais
Cada vez mais, a pergunta não é se sua empresa enfrentará um incidente, mas quando..
Com foco em bem-estar, flexibilidade e desenvolvimento, empresas ampliam benefícios para atrair, engajar e reter talentos em um mercado de trabalho mais exigente
Descubra como a execução consistente, liderança preparada e uso inteligente de métricas impulsionam o crescimento exponencial de empresas
Tecnologia acelera produtividade, reduz custos operacionais e democratiza o acesso à inteligência analítica
O setor financeiro é o que mais paga impostos federais no Brasil desde pelo menos 2011, indica estudo da Confederação Nacional das Instituições Financeiras divulgado neste domingo, 14.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional