O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Área do Cliente
Notícia
Educação profissional e tecnológica acelera entrada no mercado de trabalho
Quando o assunto é salário, contudo, admite ele, em comparação aos bacharéis, os tecnólogos ainda ganham menos
A educação profissional e tecnológica, que abrange o ensino superior tecnológico e o técnico de nível médio, são, na avaliação de especialistas, alternativas para quem quer acelerar a entrada no mercado de trabalho.
No primeiro caso, segundo explicações do coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, Ângelo Luiz Cortelazzo, a aceleração se dá por se tratarem de cursos com tempo de formação menor do que um bacharelado ou uma licenciatura, sendo inclusive uma opção para quem já tem claro com o que quer trabalhar, ou seja, para quem já sabe qual área de determinada carreira gostaria de seguir.
“São oportunidades mais rápidas de entrada no mercado de trabalho porque possuem um tempo de formação menor, já que, ao contrário dos bacharelados, que são generalistas, os cursos superiores tecnológicos são mais focados”, diz.
Salário e empregabilidade
No que diz respeito à empregabilidade, o diretor do Colégio Técnico Industrial da Faculdade de Engenharia da Unesp de Guaratinguetá, Paulo Armando Panunzio, afirma que os cursos tecnológicos ainda enfrentam preconceito por parte das empresas, que, muitas vezes, preferem o profissional que possui um bacharelado, ou mesmo, alguém que possua um curso técnico de nível médio.
Por outro lado, Cortelazzo acredita que na hora da disputa por uma vaga no mercado de trabalho, a vantagem do tecnólogo aumenta, à medida que a vaga for mais específica, sendo destaque os profissionais das áreas de TI ( tecnologia da informação), eletrônica e mecatrônica.
Quando o assunto é salário, contudo, admite ele, em comparação aos bacharéis, os tecnólogos ainda ganham menos, “mas a tendência é de equiparação”.
Nível médio
Já os técnicos de nível médio, de modo geral, não enfrentam problemas de inserção no mercado de trabalho. Pelo contrário, segundo Panunzio, a empregabilidade ultrapassa os 80%.
Segundo pesquisa realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), das dez profissões com maiores índices de perspectivas profissionais até o ano de 2015, cinco são de nível técnico.
Dentre elas, estão os técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos; os técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins; técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha, técnicos florestais e técnicos em manipulação farmacêutica.
Pulo para o curso superior
Na opinião do gerente de Educação Profissional da Firjan, Allain José Fonseca, os cursos técnicos de nível médio, além de representarem uma alternativa de inserção mais rápida no mercado de trabalho, especialmente para adolescentes atrás do primeiro emprego, são um trampolim para os cursos de nível superior.
O coordenador de ensino médio e técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo, concorda e acrescenta que muitas empresas, inclusive, acabam por auxiliar o profissional de nível técnico que deseja crescimento profissional.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional