A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Devido aos riscos legais, empresas não usam benefícios flexíveis
Dentre aquelas que possuem o programa, no caso 4% da amostra da pesquisa, 67% também indicaram os riscos legais e trabalhistas como empecilho para implantação do programa.
Luana Cristina de Lima Magalhães
Pesquisa da Watson Wyatt, realizada com 162 empresas de diversos portes e segmentos, revela que 96% das empresas não oferecem o programa de benefício flexível, sendo que 68% delas apontaram os riscos legais e trabalhistas como um dos principais fatores inibidores para a adesão.
Outros empecilhos apontados pelas empresas que não possuem esse tipo de benefício foram a administração do programa (65%), custos e a cultura do empregado (36%) e outros (4%). Vale lembrar que as empresas poderiam escolher mais de uma opção em suas respostas.
Benefícios flexíveis
Dentre aquelas que possuem o programa, no caso 4% da amostra da pesquisa, 67% também indicaram os riscos legais e trabalhistas como empecilho para implantação do programa.
Diante disso, todas as empresas que adotaram o modelo utilizaram pareceres jurídicos para sustentar a posição de implantação do programa. Com essa medida, não houve demanda judicial após a introdução dele nas organizações.
Motivos de adesão
Quando questionadas sobre os motivos para a adesão aos programas de benefícios flexíveis, todas as empresas que o adotaram citaram a retenção e a atração de talentos.
Outros motivos que desencadearam essa decisão foram: satisfazer as necessidades dos empregados nas diferentes etapas de sua vida e diferenciar-se da concorrência (83%).
Ao adotar o programa de beneficio flexível, todas as empresas repararam uma melhoria nos índices de satisfação do empregado e, por isso, afirmaram que pretendem mantê-lo. Além disso, mais de um quarto das empresas que não possuem o programa deseja efetuar algum estudo em breve sobre o tema.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional