A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Bancos prevêem economia estagnada e aumento da inadimplência em 2009
A economia brasileira deve ter um ano de estagnação em 2009
Daniel Mello
A economia brasileira deve ter um ano de estagnação em 2009, com crescimento de apenas 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a produção total de riquezas do país, de acordo com levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgado hoje (24).
O crescimento fraco mostra uma desaceleração significativa em relação aos 5% de expansão registrados no ano passado, explicou o economista-chefe da federação, Rubens Sardenberg
No entanto, segundo ele, o Brasil está em uma situação mais confortável do que outros países. “A idéia é de que a economia brasileira vai ficar praticamente estagnada num cenário em que a economia mundial vai sofrer um corte do PIB”, disse.
Mesmo com a estagnação deste ano, a pesquisa reflete um otimismo em relação à recuperação da economia brasileira. Espera-se um crescimento de 3,2% no PIB de 2010.
O estudo mostra também uma previsão de um dos maiores índices de inadimplência desde 2000, com os atrasos no pagamento de parcelas de empréstimos podendo chegar a 5,4%. Rubens Sadenberg reconheceu que o número é elevado, mas garantiu que está “dentro de um patamar controlável”.
Apesar do aumento da inadimplência, as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras estão em tendência de queda, segundo o economista. A diminuição no custo do crédito deve ser acompanhada por uma redução na demanda por financiamento, estimada em 13,9% para pessoas físicas e 15,8% para pessoas jurídicas.
Caso a tendência de queda nos juros se confirme, as compras a prazo podem ficar mais interessantes. Atualmente, o preço do crédito ainda reflete os efeitos da crise financeira.
A taxa básica Selic, definida pelo Banco Central, deve cair para 10,25% ao ano em abril e chegar a 9,25% ao ano em junho, nível que poderá ser mantido pelo resto do ano, de acordo com as expectativas dos bancos. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está estimada em 4,3%, abaixo da meta do governo de 4,5%.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional