A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Área do Cliente
Notícia
Maioria das pessoas gasta até três vezes mais do que acredita gastar
Fundador da Martello EF explica que percepção do consumo costuma ser muito diferente da realidade
Conhecer os próprios gastos é um dos pontos básicos da educação financeira, já que, normalmente, quem não sabe para onde vai o próprio dinheiro também não consegue enxugar despesas, poupar mais, traçar objetivos e nem ter consciência de que é necessário adequar o padrão de vida aos ganhos mensais. O problema é que a grande maioria das pessoas não sabe quanto gasta. Pior, acredita que gasta muito menos do que a realidade mostra.
De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, a diferença entre a percepção dos gastos e os gastos reais costuma ser de até três vezes.
“Na Martello EF temos um serviço chamado Lupa Financeira. Demos esse nome porque o objetivo é olhar no detalhe todos os gastos do cliente ou sua família. Não foram poucos os casos em que a pessoa acreditava gastar uma certa quantia e, após todo o diagnóstico realizado, descobria que gastava três vezes mais. É o caso, especialmente, daqueles gastos que não são fixos, como presentes que damos a parentes e amigos, aquela balada no fim de semana ou algum conserto do carro”, explica Martello.
O planejador financeiro reforça que entender os gastos é o passo número um para colocar as contas em ordem. “Se não sei para onde está indo o dinheiro da família, como posso querer organizar as finanças e até investir? É por isso que, antes de começar qualquer planejamento, realizamos um exercício de algumas horas com o cliente para colocar no papel, detalhe por detalhe, todas as despesas. A partir daí conseguimos traçar um plano”, afirma.
O plano, no caso, pode ser enxugar gastos desnecessários, aumentar as receitas, trocar contas fixas com valores altos por opções mais baratas, traçar um objetivo para poupar e investir e etc. “Trata-se de um caminho único para cada família, pois as necessidades são únicas também. O que pode ser considerado um gasto alto para alguns, para outros não é, por isso não existe julgamento quando a meta é ajudar as pessoas a ficarem em paz com as finanças. A questão é que sempre é possível melhorar a situação a partir de um cenário já existente. Só precisamos entender muito bem o cenário”, diz o fundador da Martello EF.
A Lupa Financeira normalmente é realizada por casais e famílias que desejam entender o que está havendo com o próprio dinheiro para buscar solução para as finanças. “Sempre digo que hoje é o melhor momento para fazer e tomar consciência da própria situação. O conhecimento, nesse caso, liberta e é o primeiro passo para quem quer construir uma vida financeiramente saudável, rumo à independência financeira”, conclui ele.
Sobre a Martello Educação Financeira
Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento com dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Saiba mais em: martelloef.com.br/
Sobre Thiago Martello
Apaixonado por finanças, Thiago é administrador de formação, pós-graduado pela FGV, especialista e agente autônomo de investimentos, além de atuar como educador e planejador financeiro desde 2015. Ele começou a trajetória aos nove anos, vendendo balas no farol perto de casa e hoje já mudou a vida de mais de mil pessoas através de uma metodologia exclusiva, simples e divertida, e que transformou a vida de muitas famílias. Com bom humor, ele mostra que é possível organizar as contas de forma prática e dar uma "martellada" definitiva na desordem financeira. Para sabe mais, acesse https://martelloef.com.br/
Notícias Técnicas
Municípios que concentram mais de 70% da população já caminham para o padrão nacional
Nova versão do MDF terá vigência a partir de 2026 e reúne relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal
A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) substituirá a antiga declaração em papel. Entenda os detalhes
Os contribuintes do Imposto sobre Serviços estabelecidos em Curitiba passarão a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica exclusivamente por meio do Emissor Nacional, sistema da Receita Federal.
Notícias Empresariais
No mundo do trabalho, a forma de se vestir vai além de estilo pessoal
A ansiedade cresce porque tudo parece acontecer ao mesmo tempo. E nada parece suficiente. É fácil confundir pressa com progresso
A norma ISO/IEC 27001:2022 já exige a consideração das mudanças climáticas na gestão de riscos. Saiba como se preparar
Tensões geopolíticas e previsão de corte de juros do Fed impulsionam cotação
Informalidade recua, mas número de trabalhadores nessa situação ainda cresce
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional