A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Área do Cliente
Notícia
Comunicação assertiva entre vendedores e clientes pode aumentar o número de vendas
De acordo com Cleber Brandão, especialista em vendas, conversar com seus consumidores ajuda a entender e atender o que o público deseja
Começar a vender não é uma tarefa fácil e captar clientes é o principal desafio na jornada de qualquer empreendedor. Um consumidor de um produto pode ser qualquer pessoa, nas mais diversas condições ou situações, e o importante é saber que será necessário construir um bom relacionamento com o cliente.
Para Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, iniciar no caminho do empreendedorismo pede estudos e aprofundamento. “Quando eu comecei a minha vida de vendedor não tinha ideia do que era vender e como fazer o cliente querer comprar de mim. Minha primeira atitude, e também meu primeiro erro, foi falar demais e não ouvir as necessidades de potenciais consumidores. Percebi que precisava entender mais sobre como funciona o processo de vendas, então fui buscar conteúdos sobre o assunto. Me deparei, apenas, com técnicas milenares que sim, podem ser efetivas, mas o sentimento que eu tinha era que essas técnicas ensinavam a empurrar o produto ou serviço para as pessoas”, relata.
De acordo com o especialista, a comunicação através de um diálogo é primordial para ter sucesso nas vendas. “Primeiro eu entendi que não precisava ser como todo mundo e poderia ter o meu próprio jeito de vender. Mas a venda estava ligada à comunicação. Quanto mais eu conversava, mais eu vendia. A conversa e o contato com o cliente gera mais segurança, permitindo que as pessoas conheçam seus consumidores tão bem a ponto de ofertar os produtos mais condizentes com a realidade e necessidade deles. O caminho contrário também acontece, com o cliente conhecendo melhor o empresário e se identificando com sua metodologia de venda”, pontua.
O estreitamento do relacionamento entre profissionais e consumidores pode trazer os melhores resultados quando a meta é realizar vendas. “Quando um barbeiro aumenta o preço do serviço, por exemplo, a maioria dos clientes irá continuar indo ao estabelecimento. Isso é porque eles confiam e preferem pagar mais caro com a certeza da qualidade do produto ou serviço oferecido. E assim é com qualquer cliente. Quando se constrói uma relação amistosa e fraterna com as pessoas, elas passam a confiar naquele estabelecimento independente do preço. Por isso, alguns vendedores têm a capacidade de vender produtos muitos mais caros, enquanto outros não conseguem”, revela Cleber Brandão.
Para o empreendedor, a venda é dividida entre comportamento, técnica e estratégia. “Nesse caso, saber falar com as pessoas é uma forma de comportamento e estratégia. Tudo tem seu encaixe perfeito e, com isso em mente, é possível alcançar resultados extraordinários. Mas para ter sucesso, é preciso praticar”, finaliza.
Sobre Cleber Brandão
Cleber Brandão é mentor, treinador e palestrante na área de vendas e comunicação com o cliente. É empresário no segmento de alimentação e treinamentos de desenvolvimento de equipes comerciais. Tem ajudado milhares de empresários com seus conteúdos em seu Canal no Youtube e com motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a sua paixão está no comércio e nas vendas. Para mais informações, acesse https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao.
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