Especialista avalia que quando a transição estiver completa em 2033 (incluindo a operação plena do split payment, já a partir de 2027), débitos e créditos tributários serão automatizados
Área do Cliente
Notícia
Dia das mães: como lidar com clientes difíceis e vender mais?
A pequena melhora das vendas na Páscoa deste ano e a estabilidade no Índice de Confiança do Comércio (ICOM) vêm animando a comunidade de vendedores do varejo brasileiro
A proximidade do Dia das Mães já começa a esquentar o comércio. A pequena melhora das vendas na Páscoa deste ano e a estabilidade no Índice de Confiança do Comércio (ICOM) vêm animando a comunidade de vendedores do varejo brasileiro.
O professor de marketing da IBE Conveniada FGV, André Ortiz, PhD em Administração de Negócios e Neuromarketing pela Florida Christian University, nos Estados Unidos, ensina como lidar com clientes difíceis e converter as prospecções em vendas.
Primeiro, ele lista os três principais tipos. Os arrogantes, os pessimistas e os nervosos. “E, às vezes, aparecem clientes que são as três coisas juntas”.
Segundo Ortiz, até 2030 os vendedores terão terminado um processo de transformação e terão que, obrigatoriamente, entender de psicologia. “O fato é que o cliente é o cérebro, e não a pessoa, e a compra é emocional, e não racional. A neurociência explica isso”.
Por isso, para falar com os clientes difíceis, é preciso entender as motivações por trás de cada comportamento.
Com os arrogantes, dê razão a eles, seja educado e cortês. Trate-o como alguém importante, mesmo porque o cliente é a pessoa mais importante da sua vida. “É preferível perder a discussão e ganhar uma venda”, garante o professor.
Com os pessimistas, concorde discordando. “Mostre a eles outros argumentos, contorne os assuntos”, recomenda. Eles, provavelmente, irão reclamar do governo, do salário, do desemprego. A ideia é incentiva-los a ver o outro lado da situação.
“E nunca, em hipótese alguma, diga a palavra calma para os nervosos”, afirma. “É como jogar gasolina na lareira”.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o MOC v1.00 da Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica (NFAg), que moderniza processos fiscais, garante validade jurídica digital e substitui modelos tradicionais em papel
Atualização traz adequações nos leiautes do CT-e, CT-eOS e GTV-e para atender às regras da Reforma Tributária do Consumo
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas como multas, juros e restrições
AGU e TCU devem apresentar em 15 dias cronograma detalhado de análise dos recursos orçamentários
Notícias Empresariais
Em vez de reinventar a roda, o fundador da Microsoft recomenda aprender com quem já resolveu o problema uma estratégia com respaldo de pesquisas em criatividade e estratégia
Cortes nos EUA atraem capital para mercados emergentes, mas inflação e política fiscal pressionam o Brasil
Edital da Fazenda Nacional oferece transação tributária com condições especiais em multas e juros
A Instituição Fiscal Independente divulgou nesta quinta-feira (18) o Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de setembro, com projeções mais cautelosas que as do governo para o desempenho da economia brasileira em 2026
Plataforma nacional já reúne 1.053 negócios de impacto, que combinam resultado financeiro com benefícios sociais e ambientais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional