Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
Por que faltam profissionais de marketing contábil e jurídico?
Por que faltam profissionais especializados em marketing contábil e jurídico no mercado? O artigo destaca três motivos principais.
Como os serviços contábeis e jurídicos são necessários em praticamente todos os segmentos empresariais, a cada dia tem aumentado a disputa do mercado por empresas especializadas. No entanto, os serviços jurídicos e contábeis têm particularidades próprias que distinguem de outras áreas conforme mostrado na imagem acima que estratifica a aplicação das estratégias de marketing. Atualmente temos poucos estudos específicos difundidos a respeito dessas duas áreas quando comparados com outras. Por exemplo, no varejo e na indústria, estudos avaliam o comportamento dos clientes no ponto de venda e sua respectiva satisfação, além de medir a força das marcas e o envolvimento emocional com elas.
Outro fator importante a considerar é que não existem profissionais especializados nesses temas na proporção demandada pelo mercado. Para realizar um trabalho de marketing condizente, um profissional tem que ter formação ou experiência na área contábil e jurídica e ao mesmo tempo na área de marketing. Falar de marketing contábil ou jurídico sem conhecer com propriedade o mercado pode ser desastroso. Do mesmo modo quando um advogado ou contador decide criar estratégias sem formação na área de marketing pode ser igualmente perigoso.
Por que faltam profissionais?
Mas afinal por que faltam profissionais de marketing especializados no mercado contábil e jurídico? Vou destacar três motivos:
- Falta formação acadêmica no mercado. Há uma demanda de mercado não atendida para cursos de graduação e pós-graduação em marketing contábil e jurídico e sem formação não há qualidade desses profissionais. Por exemplo, todo o ano eu recebo dezenas de e-mails de alunos que não acham bibliografia em quantidade suficiente para realizarem um TCC sobre o tema;
- Faltam professores qualificados para ensinar estratégias de marketing. Para formar pessoas é necessário que a qualificação do professor seja diferenciada e com experiência no mercado;
- As empresas não evoluíram em identificar que investir nas estratégias de marketing é uma necessidade. Quando presto consultorias para empresas profissionais o que mais fica evidente é que as estratégias até então usadas beiram o amadorismo sem que os próprios empresários tenham se dado conta disso.
O que tem sido feito?
Após o sucesso do meu livro Marketing Contábil – Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis tenho me dedicado a estudos e consultorias para identificar as necessidades de conteúdo e disponibilizar em forma de artigos e treinamentos no mercado. Nesse momento tenho a satisfação de comunicar o lançamento de uma nova série de treinamento em marketing de serviços profissionais que vai ajudar as empresas a evoluírem nos resultados de mercado.
Paralelamente tenho intensificado meus esforços junto a entidades de classe e universidades para difundir os conceitos e aplicabilidades das práticas de marketing para o segmento contábil e jurídico em forma de treinamentos e palestras com bons resultados. Avançar nas estratégias de marketing profissional para os mercados aqui citados ainda vai levar um tempo, mas será necessário para proporcionar os resultados que as empresas buscam na ampliação da participação do mercado.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional