Novas regras para multas por atraso na entrega (MAED) do PGDAS-D e na DEFIS começam em 01 de Janeiro de 2026
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Notícia
Prepare-se para abraçar mudanças
Quando duas empresas se juntam, além do clássico corte de custos, há o enxugamento de pessoal.
Hoje a mudança é constante no mercado de trabalho. Fusões, reorganizações, incorporações estão se tornando rotina no mundo corporativo aqui e lá fora, e esses processos vão continuar.
Quando duas empresas se juntam, além do clássico corte de custos, há o enxugamento de pessoal. O resultado, você conhece: demissões e demissões.
Em vez de se lamentar ou trabalhar com medo, achando que pode ser a próxima “vítima” (e, acredite, não há vítima nessa historia; todos são jogadores e vencedores em potencial), o melhor é conhecer as mudanças de perto para gerenciá-las e trabalhá-las da melhor forma.
Uma das certezas quer se pode ter no mundo do trabalho no século XXI é que a mudança faz parte da vida.
As mudanças que afetam o mundo causam alterações sociais tão drásticas quanto aquelas que ocorreram durante a Renascença e a Revolução Industrial.
Diante de uma crescente concorrência global multicultural e sob os ventos de novas tecnologias e valores de consumo em transformação, pessoas e empresas passam por uma grande revisão de conceito de suas atividades.
Toda essa transformação tem estimulado novos valores nas pessoas e nas equipes. Nas empresas, espera-se que os funcionários abandonem antigas atitudes e comportamentos e adotem novos.
O contrato de emprego vitalício em troca de lealdade está extinto. As empresas estão ficando cada vez mais horizontais – o quadro gerencial tem sido um dos mais atingidos pelas reestruturações nas últimas duas décadas.
O ambiente de hierarquias e papéis bem definidos mudou, substituído por relacionamentos. Cada vez mais, os gerentes estão sendo solicitados a liderar equipes e projetos que permeiam diversas partes de hierarquia organizacional. São vistos como líderes e coaches (treinadores), não como controladores.
Os novos contratos acenam com oportunidades em projetos e tarefas. A atividade de consultoria cresce na medida em que empresas “alugam” o talento de que precisam para projetos específicos.
Há uma mistura de funcionários em tempo integral, meio período e temporários. As pessoas às vezes terão carreiras simultâneas, usando suas habilidades em múltiplas atividades e diversos empregadores.
A nova realidade mostra que o trabalho está cada vez mais voltado para projetos, até mesmo para gerentes e executivos. Quando o projeto é concluído, o profissional segue adiante, abrindo novas oportunidades em outras empresas.
O negócio próprio, o trabalho a distancia (home office) e o emprego temporário estão cada vez mais frequentes em algumas profissões.
As habilidades gerenciais mais valorizadas são a visão do sistema inteiro em ação, o trabalho em equipe, a tolerância, a ambiguidade (atuar em ambientes em que a mudança é uma constante), a produtividade (mais resultados com menos recursos), o gerenciamento da mudança.
O melhor a fazer é respirar fundo e abraçar essas mudanças, que significam também possibilidade de desenvolver a iniciativa, a criatividade, o empreendedorismo.
A necessidade é a mãe da criatividade.
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